ICC apresenta o menor nível desde julho de 2022

Declínio no consumo

Chapecó, 09 de junho de 2025 - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), desenvolvido pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e pelo Observatório Pollen, mede a percepção dos consumidores chapecoenses sobre sua situação financeira, intenção de compras e a economia do país. No mês de junho de 2025, o levantamento foi realizado entre os dias 15 e 31 de maio, com 219 participantes da cidade, e demonstraram uma nova queda na confiança dos consumidores.

Este é o menor nível desde julho de 2022, refletindo o cenário econômico nacional de inflação elevada e incertezas com relação aos juros futuros, o índice passou de 71,74 pontos para 68,41; apontando uma variação de -4,64%. O Índice de Condições Econômicas (ICE), que analisa a avaliação do consumidor sobre sua situação financeira atual em comparação aos últimos 12 meses, também caiu 7,54%, chegando a 73,10 pontos. 

Já o Índice de Expectativas de Consumo (IEC), responsável por medir a perspectiva futura dos consumidores em relação ao consumo e à economia, teve sua terceira queda consecutiva, agora com 65,53 pontos. Com os indicadores abaixo da marca de 75 pontos, considera-se, pela taxonomia oficial, como zona de desconfiança ou recessão.

As quedas foram mais intensas entre pessoas com renda mensal entre R$2.000 e R$4.000, grupo que registrou a maior retração na confiança (-10,30%). O levantamento também mostrou que a média geral de renda sofreu forte recuo de 25,48% em comparação ao mês anterior, caindo para R$4.179,23. 

O comportamento do consumidor neste período revela a fragilidade financeira de grupos específicos e a necessidade de atenção a políticas públicas voltadas à classe média. Apesar da retração geral, a expectativa de gastos pela internet aumentou 5,90%, atingindo R$210,70. Já os gastos extras previstos para o mês tiveram queda, passando de R$764,71 para R$631,11. 

A pesquisa de junho também incluiu dados relacionados ao Dia dos Namorados: 41% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar presentes utilizando cartão de crédito, enquanto 31% utilizarão o Pix. O gasto médio estimado foi de R$260,36, com destaque para presentes como vestuário, experiências gastronômicas e cosméticos.

 

Confira o relatório completo clicando aqui.

 

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Texto com informações do curso de Ciências Econômicas.

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