ABEx I de Jornalismo aborda fundamentos e mercado de trabalho
Publicado em

texto: Emilly Bueno e João Pedro Zatta Grolli *
Com o propósito de qualificar os estudantes de Jornalismo e apresentar como funciona a profissão na prática, durante o primeiro semestre de 2023, a disciplina de Aprendizado Baseado em Experiências (ABEx I) "Fundamentos e Mercado de Trabalho em Jornalismo", abordou o mercado de trabalho com o olhar voltado para o universitário. Como forma de encerrar esse componente, os alunos realizaram uma pesquisa, onde dados sobre o ramo jornalístico foram coletados e apresentados para o público, na noite da última quinta-feira, 06 de julho, no evento Dados em Foco.
A pesquisa, que possuía o objetivo de compreender como funciona o mercado de trabalho na região Oeste de Santa Catarina, foi realizada durante os meses de maio e junho, e obteve mais de 100 respostas de profissionais que atuam na área. Para Kenson Koskur, um dos alunos responsáveis pela produção e disseminação da pesquisa, realizá-la foi uma ótima experiência, devido a proximidade que ela proporcionou com a profissão. O encontro, que também foi organizado pelos estudantes, reuniu as jornalistas Marina de Oliveira, Fabiana Nascimento e Diana Heinz para debater sobre os dados expostos, além de suas experiências como profissionais, e foi mediado pela acadêmica Emily Gilioli.
Segundo o coordenador do curso e professor da disciplina, Franscesco Flávio da Silva, a partir dos assuntos abordados durante o evento os estudantes puderam obter conhecimento sobre a realidade do mercado regional e ainda refletir sobre ele. "Além desse conhecimento, eles puderam desenvolver habilidades e competências ao atuar em diferentes frentes que se entrecruzaram para gerar esse belo resultado", acrescentou.
A acadêmica do primeiro período de Jornalismo da Unochapecó, Leticia Buratti, citou que o debate contribuiu muito para a sua formação profissional, principalmente pelas experiências compartilhadas pelas jornalistas presentes. "Permitiu uma visão diferente do mundo do jornalismo e das áreas de atuação. Também me ajudou com a visualização de possíveis desafios na graduação e no mercado de trabalho", comentou.
Além disso, a estudante salientou sobre os dados apresentados no evento. "O dado que mais me chamou a atenção foi o que informa que a maioria das pessoas na região atuam na assessoria de imprensa. Geralmente, temos como padrão que os jornalistas trabalham essencialmente para jornal escrito ou televisão e esquecemos que a assessoria é uma área do jornalismo que tem crescido bastante", frisou.
Para a estudante Laura Deimling, também do primeiro período, o debate foi de extrema importância para compreender a profissão, além de dar um "choque de realidade" logo no início do curso. "Acredito que muitos fazem a graduação de Jornalismo imaginando ser uma coisa e, muito tempo depois, percebem que não era isso que esperavam. O debate foi bom para entendermos o que é o Jornalismo na prática", finalizou.
* estagiários da ACIN-Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.
Compartilhe