Acadêmicos do curso de Administração revitalizam Ceic Nana Neném

Texto Ana Vertuoso*
A educação infantil é a primeira etapa escolar das crianças e tem como finalidade o desenvolvimento dos zero aos cinco anos. Porém, para que essa fase seja realizada da melhor forma, é preciso que elas tenham um espaço adequado. Com isso em mente, os acadêmicos do 7º período do curso de Administração da Unochapecó desenvolveram e executaram um projeto de revitalização do Centro de Educação Infantil Comunitário (Ceic) Nana Neném, no bairro Efapi. Após meses de muito trabalho, a reinauguração do espaço ocorreu no último sábado (29/06).
A ideia de restaurar o Centro surgiu na disciplina de Administração de Projetos, em que os estudantes devem associar os conhecimentos adquiridos na teoria, com uma atividade prática que beneficie a comunidade. Com isso, eles acompanham todas as etapas de um projeto administrativo, do planejamento até a entrega dos resultados.
Para a escolha do Ceic, os acadêmicos contaram com a parceria da Associação Educativa Comunitária do bairro (Ecoefapi), que apresentou a situação enfrentada pelo Centro. "O Nana Neném estava passando por dificuldades e as estruturas internas e externas não passavam por reforma há muito tempo. Por isso, decidimos dar uma luz para aquele espaço, trazer alegria novamente para as crianças e renovar as energias das profissionais que trabalham no local", explica o estudante do curso e gerente do projeto, Anderson Conte.
Inicialmente, a turma revitalizou a área externa do Centro. O piso foi pintado e os estudantes desenharam uma pista de trânsito no pátio com objetivo pedagógico e educativo. As paredes ganharam novas cores, os muros receberam o desenho de um jardim de flores e até mesmo uma casa foi pintada com tinta efeito lousa para estimular a criatividade das crianças.
Em seguida, as salas do Ceic receberam tatames novos, almofadas e brinquedos usados em bom estado, arrecadados pelos acadêmicos do curso. Por fim, foram colocados espelhos nas salas de leitura e no berçário com o objetivo de fazer os pequenos enxergarem seus reflexos e se descobrirem desde cedo.
Desde a escolha da ação a ser desenvolvida, planejamento e apresentação do projeto até a entrega, o processo durou cerca de seis meses e auxiliou os acadêmicos de diversas maneiras. "Fazer parte desta experiência é gratificante e ao mesmo tempo honroso, pois estou fazendo o bem para outras pessoas e aprendendo na prática como é gerenciar um projeto grande e liderar uma equipe de 30 pessoas buscando o melhor resultado possível", comenta Anderson.
Para professora da disciplina, Daiane Deon, uma das partes mais interessantes do exercício desenvolvido todo ano é o desenvolvimento humano dos estudantes."É um ganho muito grande. Eles exercitam a parte metodológica da gestão de um projeto, mas também fortalecem suas consciências enquanto cidadãos. Os acadêmicos aprendem o papel que eles podem ter na sociedade e entendem que podem fazer a diferença", completa.
*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz
Compartilhe
ADMINISTRAÇAO
ADMINISTRAÇÃO
CEIC NANA NENEM
REVITALIZAÇAO
SÃO LOURENÇO
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.