Publicado em

A bienal de arte de São Paulo teve sua primeira edição em 1951 e é considerada a terceira mais importante do mundo no circuito artístico internacional, ficando atrás apenas da Bienal de Veneza e do MoMa em Nova York. Este evento que ocorre a cada dois anos é responsável por projetar artistas nacionais e internacionais desconhecidos e por refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico global..
No ano de 2012 o tema da 30 ª Bienal de São Paulo é “A Iminência das Poéticas”, e como centro curatorial os temas da multiplicidade, transicionalidade, recorrência e permanente mutabilidade das poéticas artísticas.
A proposta da 30ª Bienal além de ser uma mostra individual e de artistas singulares, pretende construir uma rede de relações de obras e artistas que convergem entre si, produzindo sentidos e significações.
A relevância desta viagem justificou-se a partir do momento que disponibilizamos condições aos nossos acadêmicos e professores do Curso de Artes Visuais, de conhecerem artistas, para além das fronteiras locais, estaduais e nacionais, onde, segundo a professora Sonia Monego, uma vez formados, alguns egressos acabam tendo dificuldades em se deslocar à esses espaços. Para muitos, este contato direto com diferentes artistas só acontece no momento que se encontram na Universidade.
A viagem aconteceu no dia 12 a 15 de outubro deste ano e foi realizada pelo Curso de Artes Visuais da Unochapecó, com os acadêmicos e professores do curso regular e do PARFOR, onde estiveram presentes 46 alunos e 4 professores.
Segundo a professora Sonia Monego, coordenadora da viagem, o roteiro de visitas foi: MASP ( Museu de Artes de São Paulo), Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, 30º Bienal Internacional de Artes, MAM ( Museu de Arte Moderna) e Museu de Arte Afro-Brasileira.
Todo ano o curso de Artes Visuais tem disponibilizado viagens de estudos aos mais diferentes lugares. Em 2011 um grande grupo foi conhecer alguns espaços culturais de Buenos Aires/Argentina. Ao que tudo indica, no próximo ano, será realizada uma viagem para Minas Gerais.
Compartilhe