Aula Integrada de Jornalismo fomenta a humanização da notícia

Formação humanizada

Texto Alana de Bairros e Deisiana Damarat*

 

Jornalistas trabalham com a produção de várias formas de conhecimento através das notícias. Um conhecimento sobre o mundo, para o mundo. Conhecimento que se produz para alguém. Para isso, é necessário pensar, cada vez mais, na missão de humanizar a narrativa jornalística. Visando esta necessidade, a Aula Integrada do curso de Jornalismo recebeu profissionais para debater a humanização da notícia, pelo Google Meet, no dia 07/11.

Conforme a organizadora da aula, professora Ana Paula Bourscheid, a escolha do tema teve o objetivo de abordar a responsabilidade dos jornalistas em defender os valores humanos, repudiar discrimição e preconceitos e reconhecer o outro para comunicar-se para o outro. “São formas de colocar o ser humano como ponto de partida dessas narrativas jornalísticas, pois partimos primeiro do respeito, a todo indivíduo. Precisamos entender o nosso público, respeitar e nos comunicar corretamente”, comenta.

Pelo período da manhã, o evento ocorreu das 9h às 11h30 e teve como abordagem ‘O jornalismo e os direitos da criança e do adolescente: os trinta anos do ECA’. A palestra contou com a presença da psicóloga e coordenadora do Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Assistência Social de Chapecó (SEASC), Beatriz Lazzaretti e do membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ricardo Malacarne. Além disso, estiveram presentes Cássia Paulina Pizzinatto, Carla Graboski de Souza e Renata Capeleti, conselheiras do Conselho Tutelar da região Norte de Chapecó. Já pela parte da tarde, das 14h às 16h30, a jornalista Flávia Durgante ministrou uma palestra sobre ‘Gênero e sexualidade: responsabilidades da cobertura jornalística’.

Segundo a acadêmica do 8° período, Alexsandra Zanesco, a aula integrada contribuiu para o conhecimento aprofundado sobre essas temáticas. “É indispensável para formação de jornalistas empáticos e humanizados. O jornalismo precisa ser humanizado, ainda mais em tempos de imediatismos e fake news”, comenta. Alexsandra ainda fala sobre a socialização que esses eventos geram entre acadêmicos, professores e profissionais de diversas áreas. “As aulas integradas são ferramentas para debate de temáticas que são pouco abordadas no dia a dia dos jornalistas”, conclui.

Caroline Sobieski, acadêmica do 2° período, participou de sua segunda aula integrada na graduação e comenta que o evento contribuiu para a complementação de alguns assuntos já discutidos em aula. “Não tem uma disciplina específica para abordar esses assuntos com maior intensidade. A partir de agora eu sei como me precaver e agir dentro da ética jornalística. Com certeza contribui para a minha formação”, ressalta.

Conforme a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Angélica Lüersen, o objetivo ao realizar trabalhos extracurriculares é de qualificar os estudantes, proporcionando a reflexão crítica sobre temáticas importantes no processo de formação jornalística. “Esses eventos sempre buscam abordar questões relevantes e atuais, que sejam de cunho humanístico e social. Os temas abordados contribuem para que os estudantes construam conhecimento e adquiram um olhar mais aprofundado e crítico perante estas temáticas. Também colaboram com a reflexão sobre a prática profissional jornalística”, finaliza.

 

*Estagiárias da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel

Compartilhe

AULA INTEGRADA

JORNALISMO

UNOCHAPECO

Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.