Avaliação do MEC mostra a Unochapecó como a melhor da região Oeste

Indicador de qualidade das instituições de educação superior do país, o Índice Geral de Cursos (IGC), que teve a última avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, coloca a Universidade Comunitária da Região de Chapecó entre as cinco melhores universidades de Santa Catarina e a principal da região Oeste em termos de excelência. O mais recente IGC, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, tomou como base uma série de dados referentes a 2009 e que avaliam 34 cursos da Unochapecó.


Conforme o ranking do desempenho das universidades divulgado pelo MEC, a Unochapecó é a melhor universidade da região, a quinta em Santa Catarina e ocupa a 96a posição no país, entre 1.793 faculdades, centros universitários e universidades avaliadas. A primeira no Estado é a Universidade Federal de Santa Catarina, com 386 pontos no IGC Contínuo e quatro no IGC, seguindo-se a Udesc (Florianópolis), Univali (Itajaí) e Furb (Blumenau). Na quinta colocação, a Unochapecó obteve 253 pontos no IGC Contínuo e três no IGC, e depois posicionaram-se, pela ordem, Univille (Joinville), Unisul (Tubarão), Unesc (Criciúma), Unoesc (Joaçaba), Uniplac (Lages) e UnC (Caçador).


O reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, destaca que a avaliação traçou um panorama da educação superior no Brasil e por isso o posicionamento obtido pela Unochapecó tem relevância no cenário, pois o IGC mostra onde estão os melhores cursos de nível superior e as instituições universitárias que são referência no país. Acrescenta que o resultado “é fruto de uma organização histórica, que localizada fora de um ponto estratégico geograficamente não encontra facilidades, mas provoca um ciclo virtuoso de ascensão, pela qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão”. Odilon acrescenta que o desempenho da Unochapecó também ocorre graças ao qualificado corpo docente, à uma estrutura competente de ambientes de aprendizagem, como laboratórios e bibliotecas, e ao planejamento consistente.


Para o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Claudio Alcides Jacoski, a Unochapecó, ao confirmar sua posição de melhor instituição da região e uma das melhores universidades catarinenses, orgulha o Oeste Catarinense por seu desempenho e pela qualidade que se sobrepõe a outras importantes universidades do país. “O planejamento institucional tem como direcionamento a busca da qualidade no ensino e faz parte dos objetivos de nossa instituição, de ser referência como universidade comunitária, reconhecida pela sua produção científica, qualidade acadêmica, gestão democrática e atuação na sociedade”, argumenta o vice-reitor.


Curso entre os cinco principais do país
Ainda com base na última análise do MEC quanto às instituições e seus cursos, três graduações oferecidas pela Unochapecó posicionaram-se entre as melhores do país, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2009). Jornalismo, com cinco, e Publicidade e Design de Moda, com quatro, estão entre os mais bem avaliados nesse exame.
O curso de Jornalismo da Unochapecó, segundo o último ranking do Enade, está entre os cinco melhores do Brasil. Na frente de cursos das mais conceituadas universidades do país, a graduação em Jornalismo ministrada pela Unochapecó ocupa a quinta posição num quadro de 299 cursos avaliados. É o primeiro entre as instituições não estatais, antecedido somente pelos cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Santa Catarina. Está entre os 19 que obtiveram conceito cinco no Enade e teve 4,50 no Enade Contínuo, no qual a primeira colocada ficou com 4,96.

Sistemática de avaliação
O Índice Geral de Cursos leva em conta os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), da avaliação de cursos de pós-graduação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia a titulação e o regime de trabalho de professores, a opinião dos alunos sobre os cursos, a infraestrutura e os projetos pedagógicos. Calculado em valores contínuos, que variam entre zero e 500 e em faixas de um a cinco, o IGC é publicado pelo MEC desde 2007.
Com o IGC, o Ministério da Educação mensura a qualificação das instituições superiores, estabelecendo um ranking de qualidade, com as melhores e as que apresentam deficiências. As instituições com os índices mais baixos ficam sujeitas à supervisão direta do MEC e podem ter diminuído o número de vagas oferecidas ou ter suspenso o recredenciamento de seus cursos.

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