Confira como foi a etapa chapecoense do Fórum em Defesa das Comunitárias
Publicado em

fotos: Emanuelli de Lima, Leonardo Lamp Rostirolla, Nycoli Stella de Souza e Schaiane Bohn, acadêmicos do terceiro período do curso de Jornalismo.
texto: Schaiane Bohn, sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel (ACIN Jornalismo)
Com o objetivo de apoiar e promover o fortalecimento das instituições vinculadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) surgiu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Fórum Parlamentar em Defesa das Instituições Comunitárias de Ensino Superior de Santa Catarina. O Fórum visa discutir políticas públicas voltadas para o ensino superior e para garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES).
Na última sexta-feira dia 31 de março, a Unochapecó foi a primeira instituição a receber o evento após o seu lançamento, que ocorreu na quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Os deputados Luciane Carminatti (PT) e Napoleão Bernardes (PSD), presidiram o Fórum.
Na cerimônia, além dos deputados, estavam presentes para a discussão o reitor da Unochapecó e presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), professor Claudio Alcides Jacoski, o reitor da Unoesc, Ricardo Antônio de Marco, o presidente da Fundação Universitária do Oeste (Fundeste) Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, a presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Unochapecó, estudante Eduarda Caroline Ilha, o Relações Institucionais e Governamentais da Acafe, Adriano Rodrigo Rodrigues e representando o poder legislativo Municipal, o vereador Vilson Junior Cidrão.
Para o professor Claudio Jacoski, reitor da Unochapecó e presidente da Abruc, a sensação após a finalização do evento é de felicidade. "O que aconteceu na Assembleia Legislativa foi uma inundação de camisetas verdes, de alunos presentes e se envolvendo com o tema. Ficamos com uma responsabilidade quanto a isso, e conseguimos implantar esse desejo que tínhamos de lotar os nossos espaços. E tivemos dois espaços lotados", comenta.
O reitor também afirma que a presença dos alunos foi importante para mostrar tanto para o Governo do Estado quando para a Assembleia Legislativa que o objetivo é um programa que permita o jovem que não tem condições acessar o ensino superior. "A gente sabe como isso é importante. Olhando para a história da Acafe e da Unochapecó a gente vê o quanto foi importante a caminhada que essas intuições fizeram nas suas regiões. Então ficamos muito felizes em receber, ser os primeiros, e estrear com um bom público. E mais do que isso, começar a escrever uma história bonita, em relação ao sucesso que pode ser esse programa", destaca.
Para a deputada e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Luciane Carminatti, a Unochapecó e seus alunos e servidores estão saindo na frente, abrindo o debate e servindo de referência para as demais regiões que estão de olho no que está acontecendo. Ela frisa que esta é uma discussão bem acirrada, que têm diferentes interesses sendo necessário um debate profundo. "Mas a gente tem condições de dar um salto do ponto de vista do compromisso que as universidades têm com as suas regiões e de garantir que aquele aluno que sonha em fazer uma faculdade e não conseguiu até hoje, que ele possa ter o seu sonho realizado", salienta.
O deputado e presidente do Fórum Parlamentar, Napoleão Bernardes, ressaltou para a comunidade acadêmica presente, a importância que o modelo comunitário cumpre para a formação de cidadãos. "Eu tenho a convicção de que a história do desenvolvimento do estado de Santa Catarina, foi transformado e impactado justamente por esse modelo comunitário de ensino superior que permitiu alavancar sonhos, materializar esperanças e impactar vida através do ensino superior", frisou.
Compartilhe