Congresso de parcerias e desenvolvimento de pesquisas
Publicado em

Pesquisadores da área de gestão e controladoria de todo o Brasil estiveram reunidos na última semana em Chapecó. A segunda edição do Cogecont foi organizada pelo programa de mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó. As conferências e artigos apresentados destacaram os novos métodos de pesquisa aplicada, que objetivam produzir conhecimento que possam ser “úteis” para empresas e universidades, além de incentivar a produção científica.
O II Congresso de Gestão e Controladoria da Unochapecó, o Cogecont, foi realizado na última semana, de 04 a 06 de setembro no Mogano Premium Hotel e proporcionou momentos de discussão e interação entre estudantes, pesquisadores, professores e empresários. O evento reuniu mais de 250 pessoas nos três dias e contou com apresentações de cases empresariais, palestras, sessões temáticas de artigos científicos, visitas técnicas e workshops. Ao total foram 84 trabalhos apresentados por pesquisadores de diferentes universidades.
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Leonardo Secchi da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ele falou sobre “Transparência em Organizações”. O congresso apresentou o tema 'Inovação e Empreendedorismo' com a participação do professor da Fondazione Bruno Kessler (FBK) da Itália, Massimo Bersani. Os workshops de “Pesquisa Qualitativa”, ministrado pela professora Ilse Maria Beuren e “Pesquisa Quantitativa”, ministrado pelo professor Edilson Paulo, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordaram os métodos de pesquisa, técnicas e processos para a elaboração de artigos científicos. A participação do master coach, Alexandre Prates, que palestrou sobre “Resultados: a liderança além dos números”, encerrou o congresso.
Para a professora Ilse Beuren, eventos como o Cogecont são fundamentais para analisar cenários e realizar novas descobertas. “O congresso é um crescimento em termos de experiência e conhecimento, além de ser importante para a universidade pensar no ensino de pesquisa e extensão como forma de incentivo para os alunos”, comenta. Conforme a integrante da comissão organizadora, professora Giana de Vargas Mores, o evento buscou instigar o debate sobre a gestão, a sustentabilidade e a inovação por meio de palestras, cases empresariais, apresentação de artigos científicos e visitas técnicas.
*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Ilka Goldschmidt.Compartilhe