Direito e Psicologia da Uno SLO conduzem formação continuada para professores
Publicado em

“A formação continuada é essencial para a reciclagem de saberes e fortalecimento da prática pedagógica”.
São Lourenço do Oeste, 30 de maio de 2025 – A busca por atualização e fortalecimento da prática docente reuniu professores da rede estadual de educação, nesta quinta-feira (29), para mais uma etapa do processo de formação continuada, com o tema “Caminhos Éticos e Caminhos de Formação”. A atividade foi organizada pela Coordenadoria Regional de Educação de São Lourenço do Oeste, em parceria com os cursos de direito e psicologia da Uno São Lourenço do Oeste.
Dividido em dois períodos, manhã e tarde, o encontro foi estruturado em cinco oficinas simultâneas, nas quais os participantes puderam aprofundar conhecimentos em áreas essenciais para o exercício da docência e a compreensão da realidade escolar. Os temas abordados foram: direito da mulher; direito administrativo; direitos humanos; inteligência artificial; e saúde do trabalhador e o papel do psicólogo.
Coordenador do curso de direito da Uno São Lourenço, o professor Fabiano Derussi destaca o caráter integrador e formativo do evento, que envolveu docentes e acadêmicos da universidade. “É um momento muito especial para todos nós. Nossos acadêmicos, sob supervisão dos professores, conduziram as oficinas com grande responsabilidade, ampliando a conexão entre a universidade e a sociedade”, comenta. Segundo ele, além de tratar de conteúdos jurídicos e sociais, as oficinas foram pensadas para oferecer ferramentas práticas que auxiliem os professores no cotidiano escolar, especialmente em temas delicados como violência doméstica e direitos funcionais.
Derussi também salienta a riqueza da troca de experiências promovida pelo reencontro entre os professores da rede e seus ex-alunos, hoje acadêmicos dos cursos superiores. “Muitos dos nossos alunos são oriundos da rede estadual. Agora, eles retornam como protagonistas desse processo, compartilhando conhecimentos e retribuindo, de certa forma, a formação recebida. É um ciclo que se completa com muito significado”.
Representando a Coordenadoria Regional de Educação, a professora Inês Sabka explica que o formato das oficinas buscou atender às diferentes áreas do conhecimento, com cada grupo direcionado a temas de maior afinidade. “A formação continuada é essencial para a reciclagem de saberes e fortalecimento da prática pedagógica. Além disso, esse tipo de parceria com instituições de ensino superior, como a Uno e o Instituto Federal, contribui diretamente com a qualidade da educação pública”, afirma.
Ainda de acordo com a coordenadoria, participaram do encontro educadores dos municípios da área de abrangência regional, com destaque para a presença dos professores do Ensino Fundamental do município de Galvão, que aceitaram o convite e se integraram ao processo. “É um momento de reencontro, de reconhecimento e de aprendizado mútuo”, resume Inês, destacando que a educação, mesmo com diferentes redes de atuação, tem uma única finalidade: transformar realidades por meio do conhecimento.
A formação faz parte das ações planejadas para as chamadas paradas pedagógicas e é, de forma prática, uma contrapartida da Uno São Lourenço do Oeste por participar do programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado.
===
Texto e fotos: Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste
Compartilhe