12º Encontro Brasileiro de Orquestras recebe mais de 300 musicistas
Publicado em

Chapecó, 20 de agosto de 2025 - Realizado pela Unochapecó e pela Prefeitura Municipal no último sábado (16), o 12° Encontro Brasileiro de Orquestras é esperado anualmente na agenda cultural de Chapecó. Neste ano, o evento faz parte das celebrações de 55 anos da Fundeste/Unochapecó, com produção da Orquestra de Câmara Unochapecó e da Diretoria de Ensino e Extensão.
Com o propósito de divulgar e promover a prática coletiva da música instrumental, além de fomentar o intercâmbio cultural entre diferentes regiões, o encontro reuniu cinco orquestras e mais de 300 músicos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O repertório desta edição reforça a diversidade e o alcance da música orquestral, proporcionando ao público experiências sonoras únicas.
Superando a última edição, foram arrecadados 801 brinquedos que serão entregues para crianças da Oncologia Pediátrica do Hospital Regional do Oeste (HRO), Serviço de Acolhimento Institucional de Chapecó, Casas Lar e no Hospital da Criança. Para o regente da Orquestra de Câmara da Unochapecó e coordenador do Encontro, Gustavo Pereira Malfatti, a sensação é de conquista e realização.
“Agradecemos ao público que entendeu a importância deste gesto; levaremos nossa música para a entrega de brinquedos a essas crianças ainda neste ano. Entre participantes e convidados, o retorno foi muito positivo, o público saiu satisfeito com o que presenciou e as orquestras e seus integrantes ficaram felizes com a oportunidade de participarem”.
Gustavo conta que, como regente musical da Unochapecó, recebe o desafio de conceber artisticamente e protocolar o evento carregando em cada etapa a história da música, compositores, instrumentistas, regentes e Orquestras. “Ainda, carregamos a história de pessoas que viabilizaram e fortaleceram o campo cultural que nos cerca para esse evento existir. Penso, como professor de música e performance, que não há como produzir um evento cultural e não contextualizá-lo”.
A trajetória do evento remonta à criação da Orquestra de Câmara Unochapecó, fundada em 2008. O projeto completa 17 anos de história e foi idealizado por sua primeira regente, Tamar Genz Gaulke, homenageada em 2018 pela dedicação e visão artística. Nesta edição, foram homenageados os co-fundadores da Orquestra de Câmara, reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, e o professor Plínio Seidler, primeiro colaborador a completar 50 anos de Instituição.
“Naquele momento em que constituímos a Orquestra da Unochapecó, havia um incentivo especial do professor Plínio, que tinha uma grande vontade de ver esse projeto nascer. Ele também é músico, faz parte dessa área, e já esteve diversas vezes no palco representando a nossa Orquestra. Lembro bem que ele disse ‘nós vamos fazer e eu escrevo o projeto’, então, fui ao computador, elaboramos a proposta e, a partir daquele momento, nasceu a Orquestra. Foi algo diferente, mas que mostrou a importância da cultura na nossa trajetória”, lembra o reitor.
Em discurso, Claudio também ressaltou que a parceria entre Instituição de Ensino e Poder Público é responsável por gerar ações importantes para toda a comunidade. Pontua, também, que a inovação buscada pela Universidade também tem raízes na cultura, entre eventos como este, esportes e projetos de extensão.
Som em movimento
No palco, o público pôde prestigiar a Orquestra de Câmara Unochapecó, sob regência do professor Gustavo Pereira Malfatti, com repertório que celebra o feminino em suas múltiplas formas. De acordo com o professor, pensar em repertório é complexo e desafiador, uma vez que existe muita pesquisa para definir uma performance musical, com um tema condutor entre as obras.
A apresentação da Orquestra iniciou com uma representação da sensibilidade feminina perante as belezas da natureza, com uma das árias de ópera mais conhecidas, o dueto das Flores, de Delibes. Em sequência, retratando a força e graça da feminilidade, além do marco de 90 anos de falecimento da primeira maestra brasileira, o público contemplou uma homenagem à Chiquinha Gonzaga.
“Muitas vezes, quando tratamos de um repertório mais erudito, acabamos por não contemplar um público que busca mais familiaridade com o que se apresenta. Pensando nisso, e sem fugir do nosso fio condutor, apresentamos a cantora pop atual, com uma carreira de grandes sucessos musicais, Lady Gaga”, conta Gustavo.
Também participaram:
- - a Orquestra Sinfônica de Seara, regida pelo maestro Gustavo Luiz Guimarães, que foi formada neste ano. Para o coordenador do Encontro, a apresentação foi uma grande surpresa para o público, e tem grandes expectativas para o grupo;
- - a Orquestra Sinfônica de Chapecó, conduzida pelo maestro Eduardo Guimarães, grande parceira na viabilização do evento. Entre as grandes ajudas, a Orquestra empresta alguns instrumentos necessários para àqueles que deslocam-se de cidades distantes;.
- - a Orquestra Sinfônica Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná, regida pelo maestro Alessandro Gomes, que esteve presente no Encontro pela primeira vez. A Orquestra leva o nome de um importante compositor paranaense, responsável pela composição do Hino do Paraná, e, de acordo com o maestro, o grupo retornou para Curitiba entusiasmados para retornar no próximo ano;
- -e a Orquestra MOVA (Movimento Orquestral Allegro), sob direção do maestro Maurício Castelli, vinda do Rio Grande do Sul. Assídua no evento, a orquestra reúne alunos de diferentes cidades do estado e promove experiências culturais diferenciadas.
O Encontro de Orquestras é o único evento da área em toda região, e desde a primeira realização novidades e emoções encontram-se em Chapecó. Gustavo conta que em todos os anos recebe relatos de quem nunca participou de uma apresentação de orquestra, e é satisfatório poder apresentar diversas em apenas uma noite. “A possibilidade de levar ao público formações orquestrais variadas e repertório diversos é o que mais encanta a plateia. Posso, humildemente, refletir que nossa cultura musical local teve um impacto sobre como era antes e como é depois dos Encontros Brasileiros de Orquestras”.
E fique ligado, o próximo Encontro já tem data para acontecer. Esperamos vocês para mais uma edição no dia 15 de agosto de 2026!
===
Texto: Ionara Virmes / Assessoria de Imprensa Unochapecó;
Fotografias: Ionara Virmes e Laura Vivian / Unochapecó.
Compartilhe