Uno SLO celebra o Dia do Administrador com reflexão e valorização da profissão
Publicado em

“A administração transforma empresas e organizações porque busca atingir os objetivos por meio das pessoas, valorizando os colaboradores e utilizando os recursos disponíveis de forma eficiente”
São Lourenço do Oeste, 10 de setembro de 2025 – O curso de administração da Uno São Lourenço do Oeste promoveu, na noite desta terça-feira (9), um ato em comemoração ao Dia do Administrador. O evento, realizado no auditório da universidade, reuniu acadêmicos de todos os períodos, professores e a direção, em um encontro marcado por falas reflexivas, confraternização e valorização da profissão. Na ocasião, os estudantes também receberam um mimo simbólico em homenagem à data.

O diretor da Uno São Lourenço e professor do curso de administração, Haroldo Wilson Farinon, destacou a importância da celebração junto aos acadêmicos. Para ele, o momento foi mais do que uma homenagem: foi uma oportunidade de reforçar a relevância da área. “É muito importante estarmos presentes com os futuros profissionais, celebrando esta data e mostrando a amplitude da profissão. O administrador pode atuar nos mais diversos meios da sociedade – da indústria aos serviços, das pequenas organizações aos grandes conselhos de gestão. Queremos que os alunos compreendam que não é apenas a profissão que gera emprego, mas muitas vezes serão eles os responsáveis por criar novas oportunidades”, ressaltou.
Farinon também lembrou que a profissão é regulamentada e respaldada por uma sólida base acadêmica, o que dá segurança aos formados para ingressarem no mercado. Segundo ele, a formação universitária vai além da teoria, incluindo experiências como viagens de estudo e trocas de vivências que constroem a bagagem necessária para o exercício da carreira.
A professora Andréa Bencke Zambarda, que também participou da recepção aos acadêmicos, reforçou a importância estratégica da administração no desenvolvimento das organizações e da sociedade. “A administração transforma empresas e organizações porque busca atingir os objetivos por meio das pessoas, valorizando os colaboradores e utilizando os recursos disponíveis de forma eficiente. O administrador tem uma visão sistêmica: compreende que toda decisão em uma área impacta no conjunto da empresa. Isso é essencial para o desenvolvimento das organizações e, por consequência, da comunidade em que estão inseridas”, explicou.
Andréa destacou ainda que a universidade, ao definir o projeto pedagógico do curso, mantém proximidade com o mercado de trabalho para alinhar as disciplinas às reais demandas das empresas. “Formamos profissionais aptos a atuar em diferentes áreas – produção, marketing, recursos humanos, finanças – e também em variados contextos, como empresas privadas, setor público e organizações do terceiro setor. O mercado é dinâmico e demanda administradores preparados para enfrentar desafios e inovar”, completou.
O encontro foi marcado não apenas por reflexões acadêmicas e profissionais, mas também por um clima de confraternização. Para a direção e os professores da Uno São Lourenço, valorizar a profissão é também reconhecer o papel dos alunos como futuros protagonistas do desenvolvimento regional. Em sua mensagem final, o diretor da Uno São Lourenço do Oeste estendeu a homenagem a todos os administradores. “Parabéns pelo 9 de setembro, parabéns a todos os administradores pelo seu dia. Desejamos muito sucesso na profissão. E sabemos que esse sucesso só vem com muito trabalho e dedicação”, concluiu.
===
Texto e fotos: Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste
Compartilhe