Dia Nacional da Saúde: data para cuidar do corpo e da mente
Publicado em

No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data foi criada em 1967 para conscientizar sobre a importância da educação sobre a saúde e da manutenção dos bons hábitos. Trata-se de uma homenagem ao aniversário de Oswaldo Cruz, importante médico epidemiologista que viveu entre 1872 e 1917. Responsável pelo combate e erradicação de diversas doenças, Oswaldo Cruz mudou os rumos da área sanitária no Brasil e deixou um legado imenso de abordagens sobre a atenção à saúde.
Nos dias atuais, cuidar da saúde não significa apenas combater doenças, mas preveni-las através de um estilo de vida equilibrado. A prática constante de atividades físicas pode influenciar de forma decisiva na qualidade de vida. Quem explica é a professora Suzana Lovatto, técnica da Academia da Unochapecó.
“O exercício físico, de uma maneira geral, consegue proporcionar e contribuir para o bem-estar físico, podendo auxiliar no bom funcionamento do nosso sistema cardiorrespiratório e na nossa circulação sanguínea. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardiovasculares, diabetes, além de contribuir em sintomas de depressão, ansiedade e até mesmo melhorar a memória”, diz ela.
Suzana também relata que incluir exercícios na rotina tem um impacto positivo na saúde mental, já que fazem com que o corpo reaja de maneira diferente no decorrer dos dias: além de melhorar a flexibilidade e a resistência, facilitando as atividades cotidianas, o sono e o humor se tornam mais regulados.
“Durante a prática de uma atividade física são liberados alguns hormônios que nos dão a sensação de bem-estar. Podemos citar a endorfina, o hormônio responsável em promover a sensação de recompensa e prazer. Portanto momentos de descontração e dos pensamentos voltados para outras práticas podem auxiliar estudantes em momentos de maior tensão em períodos de entregas de trabalhos e provas”, garante.
Assim como a prática de exercícios melhora a saúde consideravelmente, a ausência deles também poderá acarretar riscos consideráveis.Para quem está sedentário e deseja iniciar uma atividade física, Suzana deixa uma dica: “nunca é tarde para iniciar uma atividade física, seja ela qual for, pois sair do sedentarismo é muito importante para nossa saúde. Mas vale ressaltar que a atividade escolhida deve ser prazerosa e sempre orientada por um bom profissional de Educação Física, para evitar possíveis lesões”.
Treine na Uno!
A Unochapecó conta com um espaço de musculação amplo e uma superestrutura para receber técnicos-administrativos, professores, acadêmicos e o público externo de forma geral, que desejem melhorar sua qualidade de vida por meio dos exercícios físicos. A Academia da Uno conta com profissionais da área que irão auxiliar desde a montagem e acompanhamento dos treinos até a avaliação física, pensando individualmente em cada aluno. O espaço também serve de laboratório para atividades práticas do curso de Graduação em Educação Física.
Para frequentar a Academia da Uno, que fica anexa ao Ginásio de Esportes, basta inscrever-se diretamente no local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 13h e das 17h15 às 23h20. O investimento é baseado na quantidade de aulas que o aluno frequentará: para funcionários e estudantes, os valores são de R$ 80 para duas a três aulas por semana, e de R$ 100 para quatro a cinco aulas por semana. Já para o público externo, os valores são de R$ 100 para duas a três aulas por semana, e de R$ 120 para quatro a cinco aulas por semana.
Compartilhe