Diabetes14 de novembro, essa foi a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar ao mundo a luta contra uma doença que mata milhões de pessoas por ano : o Diabetes. &nbs
Publicado em

14 de novembro, essa foi a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar ao mundo a luta contra uma doença que mata milhões de pessoas por ano : o Diabetes.
A instituição do Dia Mundial do Diabetes foi uma tentativa de conscientizar e alertar os governos a definir em políticas e suporte adequado para seus portadores. O tema escolhido para esse ano foi, pela segunda vez consecutiva, "Diabetes nas crianças e adolescentes" visando conscientizar, sobretudo, pais, professores, e profissionais de saúde para um incremento considerável no número de crianças com a doença.
O número de crianças portadoras de Diabetes tipo 1 cresce a uma média anual de 3% e o de Diabetes tipo 2, antes considerada uma doença de adultos, vem aumentando vertiginosamente graças aos sedentarismo, obesidade e hábitos alimentares inadequados de meninos e meninas mundo afora.
É papel importante dos pais e educadores, em épocas de internete jogos eletrônicos, incentivar a prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes para evitar a doença. A doença pode deixar seqüelas como cegueira, perda dafunção renal e complicações neuro-vasculares. Caso o diabetes não seja identificado nos primeiros anos ele pode matar.
O Diabetes já se configura como a epidemia do século. 246 milhões vivem com diabetes em todo o mundo, esse número, segundo estimativa da OMS, deve chegar a 380 milhões em menosde 18 anos.
OBrasil contra o Diabetes
Segundoo Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não Transmissíveis(VIGITEL), dados de 2007, 5,2% da população adulta brasileira é portadora de diabetes. Esse número chega a18,6% na população idosa.
Ataxa de mortalidade dos portadores da doença é alta egera um ônus social e financeiro considerável ao país.
Tendo em vista esse impacto, o Ministério da Saúde(MS) implementa estratégias de saúde pública eficientes para prevenir o Diabetes através do cuidado integral de forma resolutiva e de qualidade. Promoção à saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, capacitação de profissionais e assistência farmacêutica, entre outras, são ações adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para ocuidado do portador da enfermidade. Essas ações são financiadas e executadas pelos governos municipais, estaduais efederal, sobretudo na rede básica.
A rede de atenção básica distribui gratuitamente medicamentos essenciais aos portadores de Diabetes, como insulina, por exemplo. Capacita profissionais de saúde e também fornece seringas e lancetas para aplicação de insulina.
Além disso, a rede básica acompanha 1.9 milhão de portadores de Diabetes e Hipertensão cadastrados pelo programa SIS-Hiperdia.
O estímulo à atividade física é uma das ações preconizadas pela Política de Promoçãoà Saúde, bem como pelo Programa Saúde na Escola que objetivam promover a saúde de crianças e adolescentes em idade escolar através de atividades física se ações preventivas às doenças como hipertensão, Diabetes, além de deficiências visual, auditiva e psicológica.
Alimentação saudável e práticas físicas adequadas são essências para prevenção primária de Diabetes.
Fonte: www.saude.gov.br
Compartilhe