Diálogo com a reitoria integra a programação do 15º Ciclo de Estudos
Publicado em

Na última segunda-feira (23/07), os professores da Unochapecó estiveram reunidos no Salão de Atos da Universidade para participar de um diálogo com a reitoria. A atividade faz parte do 15º Ciclo de Estudos, que iniciou no dia 16 de julho e segue na Instituição até o dia 30. Para esse momento de conversa, estiveram presentes o reitor, professor Claudio Jacoski, e os quatro pró-reitores da Universidade. Durante a apresentação, foram abordados diversos assuntos referentes à Instituição e os docentes puderam opinar e esclarecer dúvidas sobre o que foi explanado.
O evento possibilitou uma integração ainda maior dos professores às questões que envolvem a Universidade, além de prepará-los para o segundo semestre letivo que inicia em agosto. Entre os assuntos abordados estavam o resultado operacional entre os anos de 2013 e 2017, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os atuais projetos estratégicos da gestão e os projetos já executados, o financiamento estudantil, os cursos de EaD e o Parque Científico e Tecnológico.
De acordo com o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o Ciclo de Estudos representa um importante processo de planejamento dos cursos da Instituição, pois é neste momento que os docentes encontram-se para preparar as estratégias acadêmicas do semestre. "Neste ano tivemos a oportunidade de dividir um pouco das questões institucionais ligadas à gestão com todos os nossos docentes, apontando o cenário e as perspectivas futuras para a Unochapecó. Nesta atividade as informações são compartilhadas para que nossos professores tenham conhecimento e possam compreender as opções no momento de tomada de decisões pela gestão da Universidade", ressalta.
Ciclo de Estudos
O Ciclo de Estudos é uma atividade realizada antes de iniciar um novo semestre, destinado exclusivamente aos professores da Instituição. A programação conta com palestras, oficinas e mesas-redondas. Nesta edição, a temática abordada foi a 'Docência no Ensino Superior (parte 2)'.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi), professora Sandra Mara Sabedot Bordin, o Ciclo de Estudos tem como propósito disponibilizar momentos internos específicos de debate, avaliação e planejamento para as áreas e os cursos de graduação da Unochapecó. "Esse evento é um importante espaço de debates sobre temáticas e demandas relacionadas à docência do ensino superior", complementa.
Desde o dia 16 de julho, o evento conta com uma programação diversificada, em que cada curso tem a oportunidade de abordar temáticas específicas, entre elas a avaliação e o planejamento de ações do curso e do semestre, o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a discussão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). "O evento está muito bom, com boa participação dos professores, que acolheram muito bem a proposta deste Ciclo. Está bem produtivo, gerando conhecimento e proporcionando o debate acerca das questões institucionais e de demandas das áreas e dos cursos de graduação", finaliza Sandra.
*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco.Compartilhe