Curso de Nutrição da Unochapecó completa 20 anos transformando vidas
Publicado em

Em 2025, o curso de graduação da Unochapecó completa 20 anos de uma trajetória de sucesso, aprendizado e conquistas significativas
Chapecó, 20 de maio de 2025 - Com o início das aulas em agosto de 2005, a graduação em Nutrição veio para sanar a necessidade de formar profissionais da área na região Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, que, até o momento, precisavam se deslocar para o litoral catarinense em busca da oportunidade de ensino.
Desde sua criação, o curso de Nutrição da Unochapecó formou 625 profissionais, sendo 113 estudantes regularmente matriculados apenas neste ano. Para a professora Luciara Souza Gallina, primeira coordenadora do curso de Nutrição, esses números retratam o crescimento do curso apesar das dificuldades enfrentadas no início, mas reforçam a necessidade da graduação tanto para fortalecer essa área do conhecimento, quanto para explorar uma oportunidade estratégica para a região.
“Na época, os espaços formadores de profissionais nutricionistas eram escassos e, em sua maioria, concentravam-se no litoral do estado. Um levantamento realizado na ocasião verificou que apenas vinte nutricionistas registrados no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) atuavam no município de Chapecó, evidenciando a carência desses profissionais.” explicou a professora.
O caminho para a implantação do curso não foi simples mas, com a ânsia em fazer dar certo, Luciara, com apoio do professor Odilon Luiz Poli, representante da Vice-Reitoria de Graduação, juntaram esforços e se uniram na corrida, conquistando o maior prêmio na linha de chegada: a oportunidade de formar novos profissionais em Nutrição no Oeste de Santa Catarina.
Oportunidade essa que a egressa do curso, Milena Viviam Marocco, não deixou passar. “Foram quatro anos que marcaram minha vida de um jeito único”, definiu ela, que vivenciou todas as experiências teóricas e práticas oferecidas pelo curso, além de um ensino de qualidade, com acesso aos professores e dinâmicas especiais.
“Estudar Nutrição na Unochapecó foi muito além do que conquistar um diploma: foi viver uma trajetória com acolhimento e aprendizado verdadeiro. A Nutrição na Unochapecó me formou com responsabilidade, ética e sensibilidade, e isso eu levo comigo para a vida toda”.
Mas quem sai da Universidade não sente falta apenas dos ensinos acadêmicos. A Unochapecó forma profissionais de excelência desde o primeiro período, incentivando a participação em sociedade e a dedicação e responsabilidade como Nutricionista. Para Patricia Menegotti, também egressa do curso, a graduação não moldou apenas sua carreira, mas também sua perspectiva de vida.
“As relações construídas, tanto com colegas quanto com professores, foram valiosas, proporcionando trocas de desafios e aprendizados. Essa graduação foi mais do que um passo profissional; foi uma experiência significativa que me preparou para impactar vidas por meio da Nutrição”, afirmou.
O curso de Nutrição tem mudado vidas desde então, tornando estudantes que têm o desejo de melhorar a vida das pessoas de forma saudável em profissionais capacitados, que utilizam seus conhecimentos para transformar estilos de vida. Com o intuito de aperfeiçoar essa trajetória, a nutricionista Nádia Kunkel Szinwelski integra a Coordenação do curso, a fim de formar nutricionistas éticos, cientificamente embasados e socialmente responsáveis, capacitados para atender a população de forma excepcional.
“O curso de Nutrição da Unochapecó faz parte da minha trajetória, sendo que já acompanho com carinho e dedicação 16 dos 20 anos dessa jornada. É inegável que este Curso se consolidou como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e integral da nossa região. Os nutricionistas formados aqui não apenas promovem saúde e bem-estar, mas também desempenham um papel crucial no fortalecimento da educação, estimulam a economia local, incentivam a adoção de práticas sustentáveis no cotidiano e têm uma influência direta nas políticas públicas voltadas para a saúde e a nutrição”, declarou a coordenadora.
Desejamos que o curso continue a prosperar, inovando e acompanhando de perto o crescimento profissional de cada discente que passa e já passou pelas salas e laboratórios da graduação. Parabéns Nutrição! Que continue transformando vidas por muitos anos!
Faz teu futuro com Nutrição, inscreva-se no Seletivo de Inverno e garanta a sua vaga!
===
Texto: Nycoli Ludwig/Estagiária da AI Unochapecó, sob supervisão de Ionara Virmes;
Fotografia: Andressa / Kroma Fotografias.
Compartilhe