Uno reforça missão regional com novo MINTER em parceria com a SED
Publicado em

Chapecó, 30 de abril de 2025 - Na última sexta-feira (25), a Unochapecó realizou a Aula Inaugural do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Educação no município de Palmitos. Este momento marca o início de uma nova etapa acadêmica para os profissionais da educação da região, que agora contam com um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertado pela Universidade em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED). Conduzida pelo professor Odilon Poli, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a aula abordou a temática ‘O que é fazer Mestrado em Educação?’.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como secretários municipais, vereadores, representantes da Coordenadoria Regional de Educação, professores do PPGE e gestores da Universidade. De acordo com o coordenador do Programa, professor Ivo Dickmann, os desafios envolvem a conciliação entre as atividades profissionais e acadêmicas, mas a turma está engajada e motivada com o processo.
“Essa turma representa uma demanda reprimida por formação continuada. Muitos sonhavam em fazer mestrado e agora têm essa oportunidade dentro do seu município. É um reforço do compromisso regional da Unochapecó e da missão institucional em integrar o ensino de qualidade”, afirma.
A proposta do Minter surgiu a partir de um diálogo entre o PPGE e o Conselho Municipal de Educação de Palmitos. Inicialmente, pensava-se em um curso de especialização, mas a parceria evoluiu e tornou-se um projeto de mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Geralmente, os projetos Minter são desenvolvidos entre Universidades. Neste caso, a Secretaria foi cadastrada como entidade receptora, o que mostra a inovação e força desta articulação”, explica o professor.
Além do Minter em Educação, a Unochapecó mantém outros dois projetos interinstitucionais ativos em 2025. O primeiro é o Mestrado em Ciências da Saúde, iniciado em fevereiro em parceria com a Unifebe (Brusque), e o segundo é o Mestrado em Direito, com início previsto para 23 de maio, em Campina Grande (PB), fruto da parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida & Aguiar (CESAA).
Para a professora Vanessa Corralo, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unochapecó, esses projetos reforçam a excelência da universidade e o papel das parcerias estratégicas. “Na maioria das vezes, os parceiros nos procuram com uma demanda específica. Avaliamos a viabilidade técnica e, com a aprovação da Capes, iniciamos os processos seletivos e a oferta dos cursos. Projetos como esses ampliam redes de conhecimento e promovem intercâmbio de experiências e metodologias que fortalecem a formação docente e a atuação das instituições envolvidas”, destaca.
===
Texto: Ionara Virmes / AI Unochapecó;
Fotografias: Arquivo Pessoal Ivo Dickmann e Rodrigo Berghahn.
Compartilhe