Empreendedorismo é tema da aula integrada do curso de Jornalismo

Inova News

Texto Christopher Marin*

 

Idealizar novos negócios ou implementar mudanças em empresas já existentes, são as bases do empreendedorismo. A fim de incentivar iniciativas nesse sentido, os estudantes do sétimo período do curso Jornalismo da Unochapecó e o professor da disciplina de Empreendedorismo e gestão em comunicação, Vagner Dalbosco, organizaram a aula integrada 'Inova News'. A atividade ocorreu no último sábado (04/05) e o objetivo foi proporcionar um olhar inovador aos estudantes de diferentes períodos.

A aula trouxe uma discussão que não é muito presente na profissão, o que estimulou os alunos a pensarem na possibilidade de um negócio próprio e saírem do modelo padrão do mercado. Após o debate, foi proposta uma atividade que deveria ser resolvida em grupos. A resolução de um problema dentro da área do jornalismo, desafiou acadêmicos de diferentes períodos a formularem ideias lucrativas e úteis para o público consumidor. Os estudantes do sétimo período foram monitores dos grupos e contribuíram com dicas para a execução, o que proporcionou troca de experiências e conhecimento. Para concluir a atividade, os grupos tiveram três minutos para apresentar as ideias e foram avaliados por uma banca que escolheu um vencedor.

O professor Vagner destaca que o mercado da área vive profundas transformações, exigindo dos profissionais novas habilidades e competências, como uma nova postura em que o jornalista propõe soluções para oferecer formatos, ferramentas e processos inovadores diante de demandas informacionais cada vez mais segmentadas, personalizadas e colaborativas. "O jornalista contemporâneo não pode limitar-se a buscar emprego nas empresas jornalísticas, mas pode e deve ele mesmo pensar em projetos que o tornem protagonista, empreendedor e fazendo do seu próprio projeto sua principal fonte de receita”, afirma.

Para o professor, os resultados da aula integrada foram os melhores possíveis, com destaque no trabalho dos estudantes do sétimo período, que conduziram a atividade e mostraram o conhecimento que é abordado na disciplina, que envolve empreender, gerenciar e liderar. "Há o resultado enquanto curso, junto a todas as turmas, os estudantes mostraram-se muito envolvidos e satisfeitos com a proposta da aula, por ser algo inédito e dinâmico. Isso levou novas perspectivas para boa parte dos alunos que ainda não haviam tido contato com metodologias voltadas para esta área da gestão e do empreendedorismo na área”, conclui.

A estudante do sétimo período, Juliane Bee, relata que ao guiar os estudantes durante a atividade, teve a oportunidade de conhecer melhor os seus calouros e futuros colegas profissionais, o que era difícil por causa de atividades como TCC e estágio. Ao aceitar ser monitora, teve o desafio de contribuir com o conhecimento adquirido ao longo de sua graduação ao seu grupo, que procurava sua opinião para decidir pontos importantes da atividade. "Acredito que como jornalistas devemos ter esse cuidado, responsabilidade com a informação, saber o que estamos falando, sem ficar no achismo”, ressalta.

Juliane destaca também que nunca tinha parado para pensar em empreender, achava que era um assunto voltado para cursos como Administração e Ciências Contábeis. Porém, ao começar a disciplina, pôde entender o seu real significado, que é o ato de pensar em uma solução, tentar, estudar, ter determinação e acreditar. Algumas das atividades em sala desenvolveram na turma a vontade de colocar em prática esse conceito. "Já a aula integrada, permitiu uma troca de ideias que pode inspirar ainda mais. Por que não levar adiante o que pensamos? As ideias trabalhadas no sábado? É super possível. Momentos assim deixam nossa criatividade a mil", declara.

Participante do grupo vencedor, a estudante do primeiro período, Alessandra Dias, comenta que a atividade foi uma forma dinâmica de apresentar sobre o empreendedorismo na comunicação. "Foi uma oportunidade para os alunos do primeiro período terem contato com outros estudantes, com diferentes experiências. Achei ótima a proposta de interagirmos com outros períodos. São opiniões diferentes e poder compartilhar com o grupo resultou em bons projetos”, finaliza.

 

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel

Compartilhe

AULA INTEGRADA

JORNALISMO

UNOCHAPECO

Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.