Centro de Simulação Clínica inaugura nova era na formação em Saúde
Publicado em

Chapecó, 08 de dezembro de 2025 – A Unochapecó deu um passo decisivo no fortalecimento da inovação aplicada ao ensino e à pesquisa em saúde com a inauguração do Centro de Simulação Clínica. Idealizado pela professora Fátima Kremer Ferretti, o espaço foi implementado com recursos do edital 051/FAPESC/2024 e integra as ações do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde.
Com quase 90 m², o ambiente foi projetado para promover experiências práticas que aproximam o ensino da realidade profissional. Durante a inauguração, os convidados puderam acompanhar em tempo real uma simulação de atendimento feita por estudantes do 8º período de Enfermagem: um cenário de paciente em estado grave que exigiu tomada de decisão rápida, manobras de reanimação e trabalho em equipe — exemplos do potencial formativo do novo Centro.
Mais do que um espaço para treinamentos, o Centro de Simulação Clínica é um ambiente de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Equipado com recursos avançados, ele permite que estudantes e pesquisadores vivenciem situações críticas e de alta complexidade em ambiente controlado e seguro. Para a professora Fátima, “essa abordagem contribui diretamente para o desenvolvimento de competências fundamentais, como tomada de decisão, liderança, comunicação e trabalho em equipe, além de reduzir a ansiedade e ampliar a confiança dos futuros profissionais da área da saúde”.
A pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, reforça que a entrega do Centro representa mais um marco na trajetória de excelência da Universidade. “Somente uma instituição verdadeiramente comprometida com a qualidade consegue acessar recursos dessa magnitude. A criação do Centro acompanha um movimento global de inovação na formação em Saúde. A velocidade com que novas tecnologias surgem exige profissionais e instituições preparados, com currículos integrados e infraestrutura adequada para metodologias ativas.”
O vice-reitor e pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, José Alexandre de Toni, ressalta a importância dos investimentos que Uno vem fazendo em novas tecnologias “Investir em inovação na saúde é investir diretamente na qualidade da formação e na segurança da comunidade que será atendida por esses futuros profissionais. Cada equipamento, cada solução tecnológica instalada aqui representa um avanço estratégico para a Universidade e para toda a região”.
Durante o evento, os convidados também visitaram o Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde (LABINTECS), inaugurado em abril deste ano. O espaço amplia o ecossistema de inovação da Unochapecó, oferecendo recursos de realidade virtual que integram ambientes físicos e digitais para o estudo da anatomia, diagnósticos e planejamento cirúrgico.
Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, os novos investimentos reafirmam o protagonismo da instituição quando o assunto é inovação. “A entrega do Centro de Simulação Clínica representa uma conquista estratégica para a Universidade e reforça nosso pioneirismo, especialmente em um ano em que celebramos 55 anos dedicados ao ensino, pesquisa, extensão e inovação. O novo espaço consolida o compromisso institucional de formar profissionais preparados para os desafios contemporâneos e comprometidos com uma atuação ética, segura e transformadora na área da saúde.”
==============================
Texto e fotos: Marina de Oliveira
Compartilhe