Estrutura do estande da Unochapecó no Efapi simboliza novo DNA

Em 2023, a Unochapecó apresentou sua nova identidade visual. A mudança da marca surgiu na perspectiva do redirecionamento do DNA da Instituição, motivada pela expansão regional, pelo abraço à inovação e pela criação de novas conexões. Carregada de sentidos que simbolizam o novo momento histórico da instituição, a marca apresenta elementos que comunicam seu impacto na realidade de milhares de pessoas. Após 53 anos de trajetória, a Unochapecó se reconhece como o lugar que possibilita realizar sonhos, transformar realidades, impulsionar a tecnologia e a ciência.
A Uno colocou em cores e formas seu caráter técnico, científico, comunitário, inovador, transformador e, acima de tudo, resiliente. Reunir tantas nuances em uma representação visual foi um desafio que reuniu profissionais de diversas linguagens em mais de dois anos de estudos. Mas o desafio não parou por aí: quando foi confirmada a realização da Efapi em 2023, após seis anos de hiato, surgiu a missão de criar um estande capaz de dar as boas-vindas à população chapecoense com a força da nova marca.
A arquiteta e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, professora Katiane Laura Balzan da Luz, foi uma das responsáveis pelo projeto do estande, que está localizado no Pavilhão Altair Wagner (Pavilhão 1). De acordo com ela, o reposicionamento da marca norteou o processo criativo.
“Estrategicamente falando, temos como um dos principais componentes do DNA da marca o caráter transformador. A Unochapecó se vê como uma instituição transformadora, uma marca transformadora, e isso faz jus a toda a história da Universidade. Foi dessa palavra, principalmente, que a gente partiu para pensar o estande formalmente. Somando à questão de transformar, como apresentar a marca, havia outros componentes que nos trazem a questão da inovação, do ser comunitário, do ser tecnológico”, explica.
Junto da elaboração do projeto, se deu o estudo das ferramentas tecnológicas que permitiriam executar o estande de uma forma que fizesse sentido com os valores da Universidade. “Trabalhamos com processos de fabricação digital para prototipar e produzir de fato o forro do estande, que é todo orgânico, assim como a estrutura. A estrutura é inteiramente de light steel framing, que é bastante sustentável, uma estrutura seco que não tem desperdício e permite a reutilização”, garante Katiane.
Conforme a comissão organizadora da Efapi, mais de 500 mil pessoas são esperadas no decorrer do evento. Os visitantes que passarem pelo Pavilhão 1 irão encontrar a Unochapecó de forma distinta: imponente, o estande se destaca pela sensação de movimento proporcionada pelas curvas. A arquiteta esclarece que o visual ‘clean’ dá destaque à nova marca da Uno e é acompanhada de cores como branco, azul, ciano e roxo. “Nosso objetivo era justamente criar um contraste com esse ambiente que tem uma quantidade bastante expressiva de informação dos pavilhões. O visual remete à tecnologia, mas ao entrar a sensação é de acolhimento com as texturas e a ambiência”, finaliza.
Compartilhe
ARQUITETURA
EFAPI 2023
ESTANDE
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.