Estudantes de Educação Física e Design testam desempenho de App

Contando os passos
Texto Juliane Bee*

Buscando soluções tecnológicas que possam suprir as necessidades do mercado de trabalho, o quinto período do curso de Design da Unochapecó desenvolveu uma pesquisa que visa a melhoria de interfaces de aplicativos digitais. Através do estudo, os acadêmicos avaliaram se os recursos disponíveis nos aplicativos influenciam no desempenho da prática esportiva. Para auxiliar a atividade, o primeiro período do curso de Educação Física foi convidado a testar o programa.

O trabalho interdisciplinar foi uma iniciativa dos professores Alexsandro Stumpf, que ministra a disciplina de Design de Interfaces Digitais, e do professor Altamir Trevisan Dutra, que leciona os Fundamentos da Educação Física. Segundo Alexsandro, a atividade é uma ótima oportunidade de aprendizagem para os futuros profissionais das áreas de Design e de Educação Física. "Os dois cursos estão sempre buscando soluções que tenham por finalidade a melhoria da qualidade de vida das pessoas", disse.

Pelo viés do Design, analisar a utilização de um aplicativo em seu contexto real de uso vai ao encontro dos objetivos de compreender a experiência do usuário, a fim de promover soluções de melhorias no design de interfaces digitais. Já na perspectiva da Educação Física, a possibilidade de conhecer novas tecnologias que possam motivar potenciais atletas e promover um melhor desempenho na prática esportiva, são fatores determinantes para a qualificação dos profissionais da área.

O aplicativo Strava foi definido como objeto de estudo. Os acadêmicos de Design analisaram a usabilidade dos recursos disponíveis, verificando o nível de satisfação dos usuários relacionando interação e interface digital, enquanto os estudantes de Educação Física testaram na prática o uso do aplicativo.  

sss

A pesquisa

Na primeira fase da pesquisa, os estudantes de Design aplicaram um questionário aos participantes a fim de compreender se os acadêmicos de Educação Física já tinham experiência de uso com o aplicativo e se desenvolviam atividades físicas regularmente. Após a aplicação deste questionário, que também traçava o perfil dos estudantes, foi realizada uma atividade prática no Complexo Verdão.

Conduzidos pelo professor Everton Neckel, que ministra a disciplina de Esporte I, os acadêmicos fizeram uma corrida com duração de 12 minutos. Foi solicitado que o trajeto percorrido no tempo estipulado fosse gravado no aplicativo Strava, para posterior conferência do desempenho pessoal de cada um. Além do aplicativo fazer o registro de todos os usuários que percorreram determinado trajeto, por meio do sistema de posicionamento global (GPS), ele possibilita a visualização de desempenho dos demais colegas.

Após a realização da corrida, os estudantes foram submetidos a um segundo questionário, para averiguar quais recursos do aplicativo foram utilizados e o nível de satisfação da experiência de uso da interface. Posteriormente a coleta inicial dos dados, realizada no dia 22/03, os estudantes participantes da corrida serão monitorados durante 30 dias pelo aplicativo. O objetivo é diagnosticar se eles continuam utilizando o Strava e se a experiência de uso dessa tecnologia proporcionará um melhor desempenho da prática de corrida.

 

*Estagiária, sob a orientação de Greici Audibert

Compartilhe

APLICATIVO

ATIVIDADE FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA

INTEGRACAO

SÃO LOURENÇO

Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.