Evento aborda o cenário odontológico e suas diversas áreas
Publicado em

Com a proposta de complementar a formação acadêmica e promover a interação entre profissionais e estudantes de Odontologia, a Unochapecó promove o primeiro Simpósio Sul-Brasileiro de Odontologia. O evento, que acontece de 23 a 26 de outubro, é uma grande oportunidade para incentivar a pesquisa entre os acadêmicos e proporcionar a troca de ideias e os debates científicos. Para quem ainda não fez sua inscrição, é possível realizá-la até o dia13 de outubro, no site da Unochapecó.
De acordo com o organizador do Simpósio e professor da Unochapecó, Bruno Seemann Vieira, o evento é muito importante para o curso, pois além de trazer palestras com grandes nomes da área, estimula os acadêmicos a criarem trabalhos de cunho científico para apresentação. "E para os especialistas de Chapecó e região, é uma ótima oportunidade de terem contato com profissionais do mais alto nível, para atualizarem e aperfeiçoarem seus conhecimentos nas diversas áreas da odontologia", complementa.
Ainda de acordo com o professor, o evento permitirá que os dentistas da rede pública de Chapecó possam assistir gratuitamente à palestra cujo tema central é a saúde pública no âmbito odontológico. "Com este evento, nosso curso abre seus braços para receber todos os profissionais e acadêmicos de Odontologia de Chapecó e região, proporcionando momentos de integração e crescimento a todos", afirma.
Programação
Os quatro dias de evento contarão com diversas temáticas voltadas à área odontológica. Na manhã do dia 23, a abertura do Simpósio se dá com a palestra de Alberto Consolaro, 'Quando a decoronação seguida de implante é a melhor solução para Anquilose e Reabsorção por Substituição: fundamentos, aplicações e explicações clínicas'. À tarde acontece a palestra 'Excelência na Estética: Como obter estética de resultados com resinas compostas e cerâmicas no seu dia a dia', por Albano Bueno.
No dia seguinte (24/10), haverão três palestras. A primeira, 'Fissuras lábio-palatina: protocolo de tratamento', inicia pela manhã e tem como palestrante Henrique Telles Ramos de Oliveira. A segunda acontece à tarde, com o palestrante Fernando Neves Hugo e a temática 'Política Nacional de Saúde Bucal: Brasil Sorridente – Avanços e Perspectivas em tempos de crise'. Para encerrar a programação do dia, acontece a palestra 'Cirurgia ortognática nas reabsorções alveolares severas da maxila', com José Luiz Pretto.
Na manhã do dia 25, é a vez da palestra 'Perspectiva crítica sobre reabilitação adesiva contemporânea', com Carlos de Carvalho. Na sequência, Luciana Butini Oliveira explana sobre 'Principais problemas de saúde bucal e evidências científicas atuais em Odontopediatria'. À tarde, o público poderá prestigiar a palestra de Júlia Spessato Zanco, 'Construindo sorrisos através da saúde pública'. Por fim, Luiz Fernando Pegoraro aborda a temática 'Planejamento em reabilitação oral'.
O último dia de evento conta com a participação de Ricardo Takiy Sekiguchi, com a palestra 'Manipulação de tecidos moles ao redor de dentes e implantes'. A segunda temática do dia é 'Digital Smile Design', com Karlla Sales. A palestra de encerramento é 'MTA e Biocerâmicos', com o profissional Eduardo Antunes Bortoluzzi.
Apresentação de trabalhos
Além das palestras, haverá apresentação de trabalhos científicos em duas modalidades: oral e pôster. Cada um poderá ser apresentado em no máximo 20 minutos, com possibilidade de 10 minutos para discussão. Todos os trabalhos inscritos e aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos Anais do 1º Simpósio Sul-Brasileiro de Odontologia da Unochapecó.
As premiações, apenas para acadêmicos, acontecerão da seguinte forma: o primeiro lugar receberá R$1.500 em material odontológico. Já o segundo e terceiro lugar receberá R$1.000 e R$500 respectivamente. O objetivo da premiação é estimular a participação e produção científica de acadêmicos.
"Todos que prestigiarem o Simpósio Sul-Brasileiro de Odontologia podem esperar muito conhecimento sobre temas pertinentes ao cenário atual da profissão, além de um ambiente muito profícuo para a evolução profissional", finaliza o professor.
*Estagiária, sob supervisão de Jessica De MarcoCompartilhe