Formação de Professores Indígenas Debate Função Social da Educação

Chapecó, 13 de fevereiro de 2025 - Nos dias 6 e 7 de fevereiro, Leonel Piovezana e Teresa Machado da Silva Dill, docentes das Licenciaturas Interculturais da Unochapecó, acompanhados pela equipe pedagógica da CRE de Xanxerê, conduziram formação dedicada aos professores indígenas. Com o tema ‘Função Social da Educação Indígena e do Professor Indígena, frente às Demandas Contemporâneas’ o encontro objetivou identificar demandas e ações que assegurem aos alunos conhecimentos, consciência coletiva, responsabilidade social e comunitária.
Foram discutidas demandas contemporâneas da educação indígena, como a preservação da cultura e identidade, implementação de currículos bilíngues e interculturais que valorizem as línguas indígenas e integrem conhecimentos tradicionais ao ensino formal; a educação crítica e a conscientização social; sustentabilidade e desenvolvimento comunitário; uso de tecnologias e inovação na educação; propostas para assegurar conhecimento e consciência coletiva.
Ações sugeridas também foram pautadas, voltadas à formação de professores indígenas, investimento na qualificação de docentes indígenas para garantir ensino contextualizado e respeitoso com a cultura local. Como também o envolvimento da comunidade no processo educativo, para fortalecer os laços sociais e garantir a relevância do ensino, a promoção de projetos que incentivem a participação política e social da comunidade indígena e a cooperação com instituições de ensino superior e organizações para fortalecer a produção de conhecimento indígena.
As discussões também ressaltaram que a função social do professor indígena transcende a mera transmissão de conteúdos escolares, posicionando-o como facilitador da reflexão crítica e agente de transformação social nas comunidades.
“A realização de encontros como este é fundamental para a Unochapecó, como um meio de fortalecer e valorizar as culturas originárias, promover a interculturalidade no ambiente acadêmico e contribuir para a formação de educadores que atendam às demandas das respectivas comunidades. Além disso, essas iniciativas ampliam a inclusão e a representatividade dos povos indígenas na Universidade, enriquecendo assim o diálogo entre saberes tradicionais e científicos”, aponta a professora Teresa.
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Texto com informações do curso Intercultural Indígena.
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