Frio não é desculpa para deixar os exercícios de lado
Publicado em

Amado por uns, detestado por outros, esse é o inverno. A época do ano em que os pesados casacos e cobertores se tornam indispensáveis na vida das pessoas. Em que os dias cinzas trazem uma sensação de preguiça e pouca vontade de sair de casa. Transformam assim tarefas normais em ações difíceis, como fazer uma caminhada ao ar livre, ir à academia e praticar algum esporte.
O frio, para algumas pessoas, é uma desculpa para deixar de lado a prática de atividades físicas. Bem longe desse pensamento, a estudante de Ciências Biológicas e estagiária da Unochapecó, Marília Gabriela Klauck, prefere fazer essa prática no inverno, pois é mais tranquilo e não tão desgastante quanto no calor do verão. "Eu sou o inverso de todo mundo", brinca.
Marília tem problema no joelho e por passar muito tempo sentada convivia com a dor. No entanto, ela encontrou na academia uma solução para diminuir seu sofrimento. Esse é apenas um exemplo que demonstra a importância da prática de exercícios, que vai muito além da estética. Auxilia, ainda, na qualidade de vida, na prevenção de doenças, na melhoria do sono, no controle do peso e outros tantos benefícios individuais. E no inverno também ajuda a aumentar a temperatura do corpo e trazer mais disposição.
Na estação do frio, o corpo precisa de mais calorias para se aquecer, o que consequentemente aumenta o gasto energético. Por isso a vontade de consumir alimentos mais calóricos, pois nosso metabolismo realmente fica mais rápido. "A grande vantagem de treinar no inverno é usar esse gasto calórico ao nosso favor, acompanhado de exercícios e uma dieta equilibrada, para obter uma redução de gordura", afirma a professora do projeto de Extensão da Academia Escola da Unochapecó, Diana Catani.
Porém, é sempre bom lembrar que alguns cuidados são necessários no inverno, como manter o corpo hidratado, fazer um bom aquecimento antes de realizar qualquer atividade física e não utilizar roupas pesadas durante a prática. Essas preocupações, de acordo com o professor do curso de Educação Física da Unochapecó, Felipe Corbellini, são importantes para que a pessoa não sofra algumas consequências, como lesões. "Além disso, o acompanhamento de um profissional de Educação Física é fundamental, pois ele pode indicar a melhor prática para aquele momento", complementa.
Fazer atividade física é fundamental em todos os momentos do ano, e não existe uma época certa para iniciar. O importante é que você escolha um tipo de prática que goste de fazer. "Tudo que for realizado com prazer vai ser exercido de uma forma mais intensa e vibrante, e isso pode trazer os resultados desejados", ressalta Corbellini.
As estações do ano não interferem na importância da prática de atividade física, seja frio ou calor, o corpo precisa se exercitar. Assim como a alimentação e a hidratação adequada são necessárias em qualquer época. Por isso, não transforme a preguiça em uma desculpa para deixar de se cuidar. A saúde e o corpo precisam se manter em forma.
*Estagiária, sob orientação de Jessica De MarcoCompartilhe