Curso de Administração promove aprendizado prático com foco em processos de RH

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Chapecó, 15 de julho de 2025 - Desenvolvida para atender demandas reais de empresas parceiras na área de recursos humanos, a ‘ABEx III - Mapeamento de Processos e Elaboração de Políticas de Gestão de Pessoas’ buscou abordar, de maneira inovadora, a temática na realidade profissional dos estudantes do terceiro período de Administração. O projeto oportuniza aos estudantes a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que contribui diretamente para a qualificação dos processos organizacionais em temas como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e benefícios sociais.
Durante o semestre, os estudantes foram organizados em grupos de até cinco integrantes, cada um responsável por atender uma organização com carências específicas em seus processos de gestão de pessoas. A jornada iniciou com a seleção e contato com as empresas, seguido por visitas técnicas, aplicação de instrumentos de coleta como entrevistas e análise documental.
“A proposta nasceu a partir da seguinte reflexão: o que o futuro administrador precisará enfrentar no mercado de trabalho quando estiver atuando na área de gestão de pessoas? Quais decisões ele terá que tomar e diante de quais processos? Com base nessa visão prática e realista da profissão, definimos que os estudantes atuariam diretamente nos processos de RH das empresas, analisando sua estrutura, identificando lacunas e propondo melhorias para áreas do setor”, conta a professora responsável pelo componente curricular, Andréa Bencke Zambarda.
A partir da coleta de dados, foi realizado o diagnóstico e o mapeamento dos fluxos de trabalho existentes, com a posterior formulação de propostas de melhoria amparadas em bibliografias, artigos científicos e discussões orientadas com a professora Andréa. Dez empresas receberam os estudantes, sendo elas escolhidas por cada grupo, tendo parcerias com a Universidade, com os estudantes ou abertas para auxiliar no processo de formação.
Daniela Ferron de Oliveira é acadêmica do terceiro período e é integrante do grupo que atuou na empresa Merigo Estruturas Metálicas, de Nonoai/RS. A estudante conta que houveram diferentes etapas no desenvolvimento do relatório de estudo, desde entrevistas com a responsável pelo setor de RH e com o diretor de Operações da empresa, até uma visita até a empresa para conhecer processos internos.
“A minha etapa favorita foi a visita até a empresa, eu particularmente nunca tinha entrado em uma fábrica então foi bem interessante conhecer como funcionam os processos. Mas também além dessa parte tem a da entrega, meu grupo e eu nos sentimos aliviadas e orgulhosas por ter conseguido entregar um trabalho bom e que a empresa gostou, eles nos falaram que gostaram das propostas e vão implementar algumas, isso nos faz ver que realmente valeu a pena”, compartilha Daniela.
A metodologia adotada na Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) promove a autonomia e o protagonismo dos estudantes, além de competências essenciais para sua formação como futuros administradores. Ao vivenciarem situações reais de mercado, os acadêmicos desenvolveram habilidades como postura profissional, capacidade de análise crítica e comunicação assertiva. Para Daniela, a ABEx é protagonista em seu desenvolvimento
“Acredito que a importância desse projeto para o nosso desenvolvimento enquanto grupo e futuros profissionais administradores está em conhecer as dificuldades reais de uma empresa, ele nos fez sair da zona de conforto, buscar conhecimento, entender de fato a necessidade da empresa, nos deixando mais próximos do que vamos encarar no dia a dia quando formos administradores de fato”, pontua.
Embora o projeto exija engajamento constante e maturidade dos estudantes, a participação ativa da turma e a qualidade das entregas demonstram o êxito da proposta. Para a professora Andréa, é motivo de orgulho ver estudantes apresentando soluções concretas, com embasamento teórico e postura profissional.
“Durante o semestre, é possível perceber o protagonismo dos estudantes em ação. A ABEx exige o desenvolvimento integral das competências cognitivas, por meio da pesquisa bibliográfica e embasamento teórico; habilidades práticas, ao transformar o conhecimento em ações aplicáveis; e atitudinais, como postura profissional, comunicação e iniciativa. O estudante aprende a se apresentar, esclarecer dúvidas, construir um diagnóstico e propor soluções concretas. Esse acúmulo de experiências ao longo das ABEx forma um profissional muito mais preparado para atuar no mercado, pois ele vivencia, ainda na graduação, situações semelhantes às que enfrentará na vida profissional”, ressalta.
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Este conteúdo é alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de qualidade.
Texto: Ionara Virmes / Assessoria de Imprensa Unochapecó;
Fotografia: reprodução curso de Administração.
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