Uno SLO integra teoria e prática com ABEx em ciências contábeis e administração
Publicado em

A ABEx tem caráter duplo. Fortalece a aprendizagem dos acadêmicos e contribui com sugestões qualificadas para as empresas envolvidas.
São Lourenço do Oeste, 19 de setembro de 2025 – Os cursos de ciências contábeis e administração da Uno São Lourenço do Oeste deu início, no fim de julho, à Aprendizagem Baseada na Experiência (ABEx) do 4º período, uma metodologia que conecta a formação acadêmica à realidade empresarial. Com carga horária de 80 horas, o componente curricular de Gestão de Pessoas tem como objetivo desenvolver competências relacionadas à liderança, motivação e retenção de talentos, articulando teoria e prática para preparar futuros profissionais da área contábil.
Na segunda-feira (15), ocorreu a inserção empresarial, com a participação da empresária do setor varejista, Flavia Martins Pedro Pederssetti, que compartilhou vivências de gestão com os acadêmicos. O encontro marcou a primeira etapa da aproximação entre estudantes e gestores convidados, que se estenderá até dezembro, quando os grupos apresentarão relatórios finais com devolutivas às empresas.
De acordo com o plano de ensino da ABEx, os estudantes irão trabalhar em torno de oito tópicos centrais: descrição de cargos, recrutamento e seleção, integração admissional, treinamento e desenvolvimento, benefícios sociais, avaliação de desempenho, saúde e segurança no trabalho (SST) e rotinas trabalhistas.
Para fundamentar as atividades práticas, as primeiras aulas foram dedicadas à construção de uma base teórica sobre gestão de pessoas. Em seguida, cada grupo ficou responsável por convidar um empresário ou gestor para dialogar com os acadêmicos em sala de aula, a partir de um roteiro estruturado de 40 questões que orientam as discussões.
O professor Anacleto Kronbauer Junior explica que a lógica é equilibrar o conhecimento acadêmico com as experiências reais do setor produtivo. “A cada visita, os empresários compartilham seus processos e os acadêmicos levantam diagnósticos, registram informações e debatem melhorias possíveis. Posteriormente, haverá uma visita técnica a uma empresa modelo, reconhecida por boas práticas, que servirá como benchmarking para enriquecer as análises”, destaca.
A metodologia prevê relatórios parciais, diagnósticos situacionais e um relatório final de devolutiva, a ser entregue aos gestores em dezembro. Entre os critérios de avaliação estão a participação ativa, a criatividade nas propostas, a viabilidade técnica e cultural das soluções, além da postura ética e da clareza na comunicação oral e escrita.
Kronbauer reforça que a ABEx tem caráter duplo. Fortalece a aprendizagem dos acadêmicos e contribui com sugestões qualificadas para as empresas envolvidas. “Essa troca gera valor tanto para os estudantes, que aprendem a aplicar conceitos, quanto para os empresários, que recebem um olhar investigativo e propositivo sobre suas práticas de gestão”, explica.
O componente também integra 40 horas de extensão universitária, aproximando a Uno São Lourenço do Oeste do setor produtivo regional. Segundo Kronbauer, as imersões em sala, as visitas técnicas e a devolutiva às empresas consolidam a proposta de formação prática, crítica e colaborativa. A conclusão da ABEx, que está prevista para dezembro, prevê a apresentação dos relatórios finais em sala de aula, momento em que acadêmicos e empresários voltarão a se reunir para socializar os resultados.
===
Texto e fotografia: Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste.
Compartilhe