Acadêmicos de Fonoaudiologia Participam da Cerimônia do Jaleco
Publicado em

Chapecó, 23 de maio de 2025 - Utilizado como equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, o jaleco é símbolo mundial para descrever a área. A veste também representa, mesmo que indiretamente, uma forma de proteção aos pacientes atendidos, bem como a higiene e o zelo ao ambiente de trabalho.
Desta forma, a Cerimônia do Jaleco, celebrada no início da jornada de estudantes da área da saúde, simboliza uma transição de etapas e a responsabilidade em cuidar de sua comunidade. E nesta segunda-feira (26), foi a vez dos acadêmicos de Fonoaudiologia receberem seus jalecos.
.jpg)
Tradicionalmente, o momento intui ensinar aos calouros a importância e o modo correto para a utilização do EPI. Durante a celebração, os acadêmicos receberam jalecos brancos de seus pais e/ou responsáveis, e comprometeram-se a executar seus encargos com responsabilidade e respeito. No ano passado a cerimônia não foi realizada. Neste ano, o primeiro e o terceiro período farão a celebração juntos.
A Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Raira Fernanda Altmann, considera que o jaleco representa o início de uma trajetória profissional e o compromisso com a ética. "Ele representa o cuidado e a responsabilidade que nós assumimos quando escolhemos cuidar da comunicação e da qualidade de vida das pessoas”
Raira vê a cerimônia como uma forma de dizer “vocês estão começando e nós estamos com vocês”. Ela acredita que ter os familiares presentes nesse momento reforça o quanto essa caminhada é feita em conjunto - com os pais, amigos, colegas e professores. “É um momento de acolhimento, emoção e pertencimento”, finaliza.
“O jaleco é símbolo de todos aqueles que escolhem a área da saúde. Recebê-lo de quem a gente ama, admira e está nos apoiando constantemente é com certeza a sensação de que parte do nosso dever já está sendo cumprido”, é o que diz a acadêmica de Fonoaudiologia do terceiro período, Andriéli Dutra. Como aluna, espera que ela e seus futuros colegas de profissão possam usar o jaleco com sabedoria, dedicação e principalmente respeito.
Andriéli ainda compartilha que estar cursando Fonoaudiologia é a realização de um sonho, pois desde o momento que descobriu a profissão teve certeza de que faria disso sua vida. “Vamos aproveitar todas as oportunidades que são oferecidas a nós na universidade, a fim de que possamos trilhar cada vez mais um caminho de sucesso e dedicação no futuro. O futuro se constrói no hoje”, completa Andriéli.
A Universidade parabeniza todos os acadêmicos do curso de Fonoaudiologia e deseja uma caminhada repleta de conhecimento, superação, felicidades e amizades!
===
Texto: Sophia Fransozi, estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos e Ionara Virmes;
Fotografias: Hendrik Zanatta / Marketing Unochapecó.
Compartilhe