Calouros de Biomedicina participam da Cerimônia do Jaleco
Publicado em

Chapecó, 09 de setembro de 2025 - Uma data importante, um símbolo dos cursos de saúde, utilizado principalmente como equipamento de proteção individual (EPI). Na segunda-feira (08) foi a vez dos calouros de Biomedicina da Unochapecó participarem da Cerimônia do Jaleco.

A ação celebra o início da jornada dos alunos dos cursos de saúde, simbolizando uma transição de etapas e principalmente a responsabilidade de cumprir os propósitos de sua comunidade. O jaleco representa muito mais que um uniforme, torna-se um símbolo de compromisso, ética, compaixão e dedicação.
Os calouros receberam jalecos brancos de seus familiares e comprometeram-se com responsabilidade com os seus encargos com respeito. Tradicionalmente, é o momento de ensinar os calouros em relação a importância e a forma correta da utilização do jaleco.
A coordenadora do curso de Biomedicina, Paula Deboni, comentou sobre a importância do jaleco e da cerimônia para os alunos. “O jaleco vai muito além de um uniforme. Ele simboliza cuidado, responsabilidade e o compromisso do biomédico com a ciência e com a saúde das pessoas. É um lembrete diário da seriedade da nossa atuação. A cerimônia do jaleco é um momento especial, cheio de significado para os estudantes. Marca o início de uma caminhada importante, em que eles começam a se reconhecer como futuros profissionais. Para nós, do curso, é também uma forma de acolher e mostrar que eles fazem parte de uma comunidade que valoriza a ética, o conhecimento e a dedicação”.
A Universidade parabeniza todos os calouros do curso de Biomedicina e deseja uma caminhada repleta de conhecimento, superação, felicidades e amizades!
===
Texto: Bernardo Pereira Ribas / Estagiário da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos.
Compartilhe