Os ventos na Unochapecó anunciam a chegada do outono
Publicado em

Ontem o verão se despediu do hemisfério sul e deu lugar ao outono. A partir de agora, as folhas começam a secar e a cair das árvores, colorindo o chão. Os ventos se tornam mais frios e os períodos chuvosos mais constantes. Os casaquinhos saem do armário e ganham lugar nos braços e nas bolsas das pessoas. Aqui na Unochapecó não é diferente. Já até se tornou uma brincadeira comum entre os estudantes, funcionários e por quem passa por aqui falar sobre a diferença de temperatura. Tanto que a hashtag #frionauno é uma das usadas nesta temporada. Mas quem não gosta né?
Essa transição é chamada de Equinócio de Outono, um fenômeno astronômico que marca a transação entre o fim do verão e início do outono na parte sul do planeta Terra, e o início da primavera na parte norte do mundo. O equinócio, que significa em latim noite igual, é o momento em que o dia e a noite praticamente têm o mesmo período de tempo, ou seja, a noite dura 12 horas e o dia também. Isso acontece porque os raios solares ganham maior incidência nas regiões próximas ao Equador.
É por isso que quem chega na Unochapecó por volta das 19h, quando o sol praticamente se pôs, sente mais frio. Ontem, por exemplo, a temperatura por aqui chegou a 14 graus e as pessoas que saíram com roupas mais leves foram pegas desprevenidas. Ou seja, o famoso casaquinho já começou a ser requisitado. Hoje, o dia amanheceu um pouco mais gelado, parecendo inverno. Quando levantei e olhei pela janela, vi um leve sol brilhando, sem muita força. A previsão do tempo marcava a mínima de 13 graus. Percebi que esse seria mais um dia fresco e que apenas uma blusa de manga comprida não seria o suficiente. O mais prudente, então, foi trazer o tradicional casaquinho. Aconselho que vocês façam o mesmo.
É bom também lembrar que, com a vinda dessa charmosa estação, as lanchonetes e os restaurantes da Universidade aumentam o número de pedidos de café e os lugares fechados começam a ser disputados. Aproveite a oportunidade para ficar mais próximo dos amigos e manter as ideias aquecidas.
*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Compartilhe