Palestra com Letícia Lins encerra atividades do V Socializa
Publicado em

Chapecó/SC, 28 de junho de 2024 - O evento permitiu a socialização das práticas relacionadas à pesquisa, extensão, ensino e estágios desenvolvidos ao longo do semestre. O seminário, que envolveu os sete cursos da escola de Comunicação e Criatividade da Unochapecó (Conexa), foi dividido em dois momentos: a exposição de trabalhos, em formato de banners, e a palestra com a publicitária Letícia Lins.
Letícia também é Especialista em Marketing e Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Durante a palestra, tratou sobre temas ligados à cultura das marcas, experiências e públicos: diálogos sociais nas redes digitais. A palestrante tratou de temas como casos de problemas ligados à imagem de empresas, com imagens, vídeos e contextualizações sobre.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ana Laura Vianna Villela, uma das organizadoras do evento, comenta a respeito da importância do V Socializa na universidade. Segundo ela, esta terceira etapa foi marcada como "uma jornada de novas possibilidades, bem como um local para aprendizados e descobertas".
Docente na escola Conexa e um dos organizadores do evento, Marlon Santa Maria Dias afirma que a exposição de banners foi uma forma de dar visibilidade aos melhores trabalhos elaborados e que demonstram a competência dos acadêmicos. Sobre a palestra, ele cita que o tema é pertinente no contexto contemporâneo, cenário em que as marcas e organizações, de forma geral, precisam se posicionar a respeito de temas que estejam em evidência no debate público. Marlon destaca ainda que este cenário complexo exige que o profissional da comunicação tenha "uma postura mais crítica, atenta e sensível às demandas do público".
A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Amanda Cruz, participou da organização do evento. A atividade foi realizada por meio da disciplina de Eventos, no sétimo período do curso. “Oportunidade de praticar o que foi aprendido em sala de aula, além de testemunhar o planejamento desde o início”, afirma.
Trabalhos premiados
Dos cerca de 70 trabalhos submetidos, 27 foram escolhidos para serem expostos em formato de banners no local do evento, divididos em cinco categorias: práticas de ensino e aprendizagem, práticas de estágio, práticas de extensão universitária, práticas de pesquisa e práticas profissionais. O trabalho melhor colocado em cada uma das categorias foi premiado:
Práticas de extensão:
Título: "Problematizações jurídicas e urbanísticas acerca dos dispositivos do estudo de impacto de vizinhança de um edifício comercial dedicados à mobilidade urbana, trânsito, transporte e acessibilidade"
Autores: Amanda Barella, Amanda Dall’Agnol Dal Magro, Ana Laura Vianna Villela, Eliton da Luz Kooke, Everton de Oliveira Machado, Marinara Santin, Reginaldo Pereira e Vanessa Mathias de Almeida
Instituição: Unochapecó
Práticas de pesquisa:
Título: "O uso da inteligência artificial no processo de concepção de projetos de design de interiores"
Autores: Maria Ducarmo Carvalho Negri e Max Lira Veras Xavier de Andrade Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Práticas de estágio:
Título: "Inovação tecnológica na arquitetura: aplicações de inteligência artificial e realidade aumentada"
Autores: Daniela Thiel e Deise Flores Santos
Instituição: Unochapecó
Práticas de ensino e aprendizagem:
Título: "Territórios educativos: uma provocativa formação para docentes da educação infantil"
Autor: Alexandre Mauricio Matiello
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
A estudante do sétimo período de Arquitetura e Urbanismo, Amanda Barella, integra o grupo premiado na categoria “Práticas de Extensão”. “O grupo se dedicou para a realização do trabalho e é gratificante ver o reconhecimento do resultado final”, afirma. Amanda ainda ressalta que os estudos desenvolvidos ao longo do semestre agregaram na formação profissional dela. “Aumentaram o conhecimento para, no futuro, projetar e pensar em cidades melhores”, finaliza.
===
Texto: Leticia Begotto Buratti
Crédito - Fotos: Bruno Silva
Compartilhe