Palestras e minicursos abordam temas variados e ampliam conhecimentos
Publicado em

O minicurso “Bombas: aplicações e soluções”, que trata sobre a seleção de bombas centrífugas, ocorreu na tarde de quarta-feira. A atividade fez parte da programação da semana acadêmica dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica. De acordo com o palestrante, o engenheiro Tiago Niero, da empresa KSB Bombas, esse tipo de equipamento serve para bombear água, petróleo, minério e para o abastecimento de indústrias. Ele também afirma que o objetivo da atividade é preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho, tanto para a área de engenharia quanto para projetos e inspeção. “As bombas centrífugas fazem parte do dia a dia de todo mundo. As pessoas recebem água em casa e na falta dela o problema pode ser a escassez de equipamento para bombeá-la”, comenta o engenheiro.
Para o estudante de Engenharia Mecânica Gustavo André Grunitzhy, o minicurso foi importante para a graduação. Segundo ele, o tema e o conteúdo são relevantes e interessantes para os universitários, além de ser uma prática que contribui na teoria adquirida em sala. “Será útil na profissão”, lembrou o acadêmico, do terceiro período.
A Semana Acadêmica dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos teve a palestra “Análises laboratoriais realizadas na indústria de alimentos”. A coordenadora dos laboratórios de análise de alimentos da Aurora Alimentos, Ana Luiza Berwanger, falou para os estudantes sobre tecnologias que trazem vantagens para as indústrias e como elas são aplicadas em termos de análises. A palestrante lembrou que são tecnologias que já existem e proporcionam facilidades, como a agilidade na obtenção de resultados confiáveis. “Contribuem também na tomada de ações para que se consiga obter melhores produtos”, assinala Ana.
Os acadêmicos Lucas Tissiane e Rafael Henrique Martello, do segundo período de Engenharia Química, concordam que a palestra foi uma nova experiência e que deve contribuir no futuro da graduação. Lucas diz que achou bastante interessante e elogiou a forma de exposição da palestrante. Já o colega Rafael diz que, apesar de não ter muito conhecimento sobre o tema, pois ainda não teve disciplinas relacionadas à atividade, conseguiu compreender a explicação. “Uma experiência válida”, destaca.
Compartilhe