Prêmio Jornalismo Ambiental divulga os vencedores da edição 2017
Publicado em

Entre as 90 reportagens inscritas na nona edição do Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental, oito trabalhos dos três estados do Sul do Brasil foram premiados. Com o tema "Meio Ambiente e Produção de Alimentos", o valor total do prêmio é de R$ 10 mil, que serão divididos entre os segmentos de impresso, TV, rádio e web que integram as categorias profissional e estudante.
As reportagens premiadas na categoria profissional foram: na subcategoria reportagem de TV, “Mulheres agricultoras aprendem a plantar orgânicos”, de autoria do jornalista Almeri Cezino da Silva e veiculada na TV Univali de Itajaí-SC; na subcategoria reportagem de rádio, “Campo Saudável”, produzida pelo jornalista Marcos Andrei Meller, da Rádio Peperi AM de São Miguel do Oeste-SC; em reportagem impressa, “Perigo no Prato”, da jornalista Jeniffer Vanessa Gularte, publicada no Jornal Zero Hora de Porto Alegre-RS; na subcategoria reportagem web, “Bioma Castigado”, do jornalista Celso Felizardo Junior, publicado pela Folha de Londrina, de Londrina-PR.
Na categoria estudante, os trabalhos vencedores são: na subcategoria reportagem de TV, “Agricultura urbana em Florianópolis”, de autoria do estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Vitor Antonio Sabbi; em reportagem de rádio, “Impacto do desperdício de alimentos no dia a dia”, produzida por Bianca Gross da Silva, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); na subcategoria reportagem impressa, “Produção de plantas alimentícias não convencionais traz benefícios à saúde e ao meio ambiente”, de autoria da estudante do Bom Jesus/IELUSC, de Joinville-SC, Marília Comelli de Oliveira; em reportagem web, “Resistência agroecológica”, de autoria do estudante da UniRitter de Porto Alegre, Matheus Pereira Closs.
Na categoria profissional, os trabalhos vencedores receberão o prêmio de R$ 1.500. Já na categoria estudante, o valor do prêmio para cada reportagem vencedora é de R$ 1.000. Os vencedores em ambas categorias recebem ainda certificado e troféu. A data da entrega da premiação será divulgada no início do semestre letivo de 2018.
A nona edição
Conforme o coordenador do prêmio, professor Vagner Dalbosco, a quantidade de reportagens inscritas nesta edição superou as expectativas: "Estamos muito felizes com a consolidação do Prêmio, seja pelo número de inscritos, que chegou a 90; seja pela qualidade das reportagens que geram reflexão e discussão junto à sociedade. Esse é o principal objetivo do concurso".
Na avaliação do Consultor Regional de Marketing, Comunicação e Cultura da Caixa Econômica Federal, Lauro Hennemann, o Prêmio de Jornalismo Ambiental tem como base as práticas cotidianas da Caixa que visam a sustentabilidade, a segurança, a prosperidade e a cidadania. Lauro acrescenta que os trabalhos premiados terão impacto positivo na sociedade, uma vez que contribuem na formação de uma consciência ambiental responsável e atitude cidadã.
Compuseram a Comissão Julgadora desta edição as professoras Ilza Girardi (UFRGS), Cárlida Emerim (UFSC) e Myrian Del Vecchio (UFPR).
*Jornalista da Agência de Comunicação Integrada - ACIN Jornalismo UnochapecóCompartilhe