Projeto ensina jovens a identificar conteúdos falsos

Combate à Fake News
Texto Valeria Romanzini Cenci*

 

A falta de preparo por parte do público para identificar aquilo que é falso ou verdadeiro na web tem sido uma das grandes motivações para disseminação de Fake News. Essa palavra da moda, trouxe consigo um dos maiores desafios da era da conectividade e da informação em tempo real: identificar a veracidade dos conteúdos que circulam diariamente na web, a exemplo das publicações que movimentam os grupos do WhatsApp e alimentam a timeline do Facebook.  

Combater a proliferação de conteúdos falsos é um desafio constante e que tem como elemento central a qualificação do público para checagem da veracidade das publicações. Este é objetivo do projeto de extensão LabChecking - Laboratório de alfabetização midiática e informacional, desenvolvido pelo curso de Jornalismo da Unochapecó e que qualifica jovens do ensino médio público chapecoense para o checking (checagem) da veracidade dos conteúdos que circulam na web.

Como o espalhamento de Fake News trazem consequências que atingem toda sociedade, para realização das ações de conscientização em relação aos perigos causados pelo espalhamento de conteúdos falsos, o projeto conta também com a parceria de profissionais do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gerência Regional de Educação (Gered) Chapecó e do Ministério Público de Santa Catarina.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Ana Bourscheid, a iniciativa surge a partir da necessidade de ensinar o cidadão a checar antes de compartilhar qualquer informação. “Os smartphones proporcionaram a migração do cidadão para o mundo da web e das mídias sociais online, espaço em que a informação falsa tem se transformado em um fenômeno mundial difícil de controlar”, destaca. A professora reforça que neste sentido, o LabChecking tem a finalidade de educar e conscientizar os cidadãos sobre os danos e perigos causados por informações falsas. “Educar é a alternativa para combater a proliferação de Fake News a médio e longo prazo”, explica.

As atividades do projeto consistem em palestras e oficinas práticas semanais, e serão desenvolvidas em quatro etapas nas escolas Tancredo de Almeida Neves localizada no bairro Efapi e Coronel Lara Ribas do bairro Passo dos Fortes. A primeira fase do projeto, que iniciou na primeira semana do mês de setembro, é voltada para alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Tancredo de Almeida Neves.  

Entre as temáticas abordadas nas palestras e oficinas estão: os objetivos das Fake News; como esses conteúdos são produzidos; as implicâncias jurídicas e as consequências que trazem tanto para quem produz como para quem compartilha esses conteúdos.

Para tratar dessas questões com os estudantes, as oficinas usam com referência a linguagem dos memes, que consistem em brincadeiras que circulam na web e que são muito populares, principalmente entre os adolescentes. “Os memes têm sido uma formas de manifestação que mais alcança o público na web, por isso, utilizamos em cada atividade do LabChecking memes para despertar o interesse dos estudantes para a temática das Fake News”, esclarece a coordenadora.  

 

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel 

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