Estudantes de Computação e Sistemas solucionam problemas reais com a ajuda da IA

Chapecó, 16 de julho de 2025 - Focada no uso da Inteligência Artificial em projetos de impacto social, comunitário ou empreendedor, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os cursos de Ciência da Computação e Sistemas da Informação desenvolveram soluções inovadoras na ABEx VI – Projeto e Implementação. A execução do projeto propôs a união entre teoria e prática por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas a problemas reais.
Segundo o professor Felipe André Zeiser, idealizador e responsável pela ABEx, a proposta vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos para aumentar o engajamento dos acadêmicos, estimulando-os a desenvolver projetos que dialoguem com os desafios do mundo contemporâneo. “Essa ABEx já está sendo desenvolvida com a sexta fase do curso há dois anos. Ao longo do tempo, ajustamos algumas peculiaridades buscando principalmente aumentar o engajamento dos estudantes”.
Durante o semestre, os estudantes foram divididos em grupos de três a quatro integrantes, responsáveis pela escolha do problema até a entrega da solução. Ao longo do semestre, as equipes receberam orientações teóricas sobre Inteligência Artificial, área que, para muitos, representa o primeiro contato mais aprofundado com o tema.
Entre os projetos desenvolvidos pelos estudantes está o Ecovision, um aplicativo mobile criado pelos acadêmicos Eduardo Farfus, Gabriel Thomé e João Inácio C. Ruguzzoni. A proposta do aplicativo é facilitar a análise e o monitoramento do desmatamento por meio de imagens de satélite processadas com o auxílio de Inteligência Artificial. Após selecionar uma área no mapa, o usuário visualiza imagens binárias e percentuais que indicam a degradação da vegetação ao longo do tempo, permitindo uma comparação entre diferentes anos.
Confira como aplicativo funciona aqui
“Desenvolver um projeto como este foi uma experiência incrivelmente gratificante. Ao longo de um semestre intenso, precisávamos planejar, desenhar, desenvolver e modelar cada aspecto do Ecovision. Aprendemos que, na prática, muitas coisas que planejamos nem sempre são viáveis. No começo, por exemplo, não tínhamos muita noção de como nosso modelo de inteligência artificial funcionaria, e conforme avançávamos no desenvolvimento do app, tivemos que replanejar e ajustar diversas partes do projeto, afinal, o processo de desenvolvimento raramente acaba sendo linear", conta o estudante Eduardo Farfus.
Eduardo lembra que um dos grandes desafios encontrados pelo grupo foi programar o computador para reconhecer as áreas de floresta saudável e desmatadas pelas imagens de satélite. “Essas imagens podem apresentar variações, como coberturas por nuvens ou diferentes tons e colorações. Isso exigiu muitos testes e ajustes constantes para que nosso sistema de inteligência artificial pudesse interpretar corretamente o que precisávamos”.
A vivência prática proporcionada pela ABEx contribui diretamente para a formação de profissionais mais completos, preparados para atuar de forma crítica e proativa. Os estudantes desenvolvem competências técnicas e interpessoais fundamentais, como trabalho em equipe, capacidade de análise e resolução de problemas, autonomia e comunicação. “Ao trabalharem com problemas reais, eles são desafiados a aplicar o conhecimento técnico com responsabilidade, o que fortalece o aprendizado e prepara para o mercado”, destaca o professor.
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Este conteúdo é alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de qualidade, 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura e 15 - Vida Terrestre.
Texto: Ionara Virmes / Assessoria de Imprensa.
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