Reunião sobre planejamento urbano dos municípios de SC ocorre na Unochapecó
Publicado em

Texto Ícaro Collela*
À convite do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado de Santa Catarina (CAU/SC), foi realizada na Unochapecó uma reunião da primeira etapa do processo de elaboração do 'Manual de Orientação para Elaboração de Planos Diretores Participativos' para os municípios catarinenses. Esta fase é composta pela aplicação de uma pesquisa com os municípios e a realização de reuniões setoriais com diferentes atores, como universidades, associações de municípios, órgão legislativo, judiciário e governo do estado.
A reunião ocorreu na última quarta-feira (29/05) entre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó e o Instituto de Urbanismo Colaborativo (Courb), entidade responsável pela elaboração do material. Foi aplicada uma pesquisa e pensado o Manual para o planejamento urbano dos municípios do Oeste Catarinense. O objetivo é compreender os desafios na elaboração dos Planos Diretores Participativos, como a realização de processos participativos e de controle social. Entre as temáticas estão também a contratação da equipe técnica, os meios de fiscalização e gestão urbana.
Segundo a diretora de engajamento do instituto Courb, Bárbara Bonetto, a intenção permeia no levantamento de dados para preparação de uma oficina participativa, onde serão apresentadas propostas da realização do Manual, com foco na atuação do arquiteto e nas ideias para futuras mudanças. "A etapa de diagnóstico serve para elencar os desafios e as possibilidade de melhorias para criar maneiras de conversar sobre as cidades e aplicar melhores condições de qualidade de vida urbana na perspectiva do Urbanismo colaborativo".
Para a professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Ana Laura Vianna Villela, o curso tem um papel muito importante na construção deste Manual. "Entendo que temos muito a contribuir neste processo, visto a experiência adquirida em anos de atuação em ensino, pesquisa e extensão na região. Neste contexto também aparece clara a necessidade de construção de políticas públicas que pensem o urbano de nossas pequenas cidades a partir do rural, pois em muitos casos é nele questão as principais relações", conclui.
*Estagiário, sob a supervisão de Gabriel Kreutz
Compartilhe