Calouros de Enfermagem Participam de Cerimônia do Jaleco
Publicado em

Chapecó, 17 de abril de 2025 - Utilizado como equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, o jaleco é símbolo mundial para descrever a área. A veste também representa, mesmo que indiretamente, uma forma de proteção aos pacientes atendidos, bem como a higiene e o zelo ao ambiente de trabalho.
Desta forma, a Cerimônia do Jaleco, celebrada no início da jornada de estudantes da área da saúde, simboliza uma transição de etapas e a responsabilidade em cuidar de sua comunidade. E nesta quarta-feira (16) foi a vez dos calouros de Enfermagem receberem seus jalecos.

Tradicionalmente, o momento intui ensinar aos calouros a importância e o modo correto para a utilização do EPI. Durante a celebração, os calouros receberam jalecos brancos de seus pais e/ou responsáveis, e comprometeram-se a executar seus encargos com responsabilidade e respeito.
Para a acadêmica de Enfermagem, Giovana Marostica, a Cerimônia do Jaleco é um incentivo para continuar a trajetória acadêmica e uma força para a carreira profissional.
Giovana acredita que a profissão representa amor e esperança. “Escolhi o curso de enfermagem, pois sempre admirei o ato do cuidado e da empatia com os pacientes. Considero uma profissional linda e muito essencial na vida de todos que passam pelo hospital”.
“Para a Enfermagem, é um momento de reafirmação de seus valores fundamentais, de fortalecimento da identidade profissional e de esperança em uma geração que se prepara para cuidar com competência, sensibilidade e compromisso”, diz o coordenador do curso, Samuel Spiegelberg Zuge.
Samuel completa: “O jaleco, nesse contexto, representa muito mais do que um traje acadêmico ou profissional — ele é o emblema de um compromisso ético com a vida, com a ciência e com o cuidado ao outro”.
A Universidade parabeniza todos os calouros do curso de Enfermagem e deseja uma caminhada repleta de conhecimento, superação, felicidades e amizades!
===
Texto: Sophia Fransozi; estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos e Ionara Virmes.
Compartilhe