Seminário integrado aborda a formação de professores para o século XXI
Publicado em

A formação de professores para o século XXI está em debate na Unochapecó. Iniciou no dia 13 de novembro, o 5º Seminário Pibid Articular: Universidade e Escola; o 4º Seminário dos Saberes Indígenas e Pibid Diversidade; o 3º Seminário Parfor e Licenciaturas e o 3º Seminário Regional do Proesde Licenciatura. A abertura contou com a palestra 'Adolescência e Juventude', ministrada por Julia Siqueira da Rocha. A programação integrada acontece em mais dois encontros.
O cenário da educação nos últimos anos tem revelado que o processo de ensino e aprendizagem precisam ser constantemente avaliados e redimensionados. Novas formas de estudar, refletir, discutir e socializar experiências se fazem necessárias para a construção de um espaço social melhor.
Segundo a professora Sandra Mara Sabedot, coordenadora do Pibid, o objetivo do seminário é promover novos conhecimentos, por meio de palestra e diálogo com profissionais que pesquisam temáticas associadas ao processo formativo na Educação Superior e na Educação Básica. "Também tem como finalidade a socialização de atividades desenvolvidas no âmbito pedagógico dos cursos de licenciaturas e dos programas conveniados da Unochapecó", acrescenta.
Próximos encontros
O segundo momento do Seminário acontece no dia 25 de novembro, às oito horas da manhã, no Plenário do Bloco R. Com a mediação do mestre e doutor em Educação, Élcio Cecchetti, os professores da educação básica irão compartilhar as 'Experiências significativas na docência'.
Já a última palestra da série de debates acontece no dia 2 de dezembro, às 13h da tarde, no Salão de Atos da Universidade. Nela, os participantes poderão compartilhar as experiências significativas do Programa Pibid e discorrer sobre a importância do programa para a formação acadêmica dos futuros educadores.
*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.Compartilhe