Seminário Integrado da Unochapecó inicia nesta segunda
Publicado em

Os projetos submetidos já foram avaliados, selecionados e agora chegou a hora de apresentá-los durante o 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Unochapecó. O evento é destinado para professores e acadêmicos apresentarem suas pesquisas. Além disso, o Seminário contará com palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e exposição fotográfica. Serão três dias de troca de experiências, com início na próxima segunda-feira (27/08).
Neste ano, a temática da oitava edição é 'A aproximação dos grupos de pesquisa na Universidade'. A programação conta com a participação de oito palestrantes e apresentação de 445 trabalhos dos mais diferentes assuntos, distribuídos nas modalidades de comunicação oral e pôster.
Para o organizador geral do Seminário, professor Alexsandro Stumpf, participar desse evento é uma grande oportunidade de adquirir experiências. “O Siepe é um momento de encontro com a comunidade acadêmica para trocas de experiências e construção coletiva em torno da transversalidade do ensino, pesquisa e extensão como princípio de aprendizagem. Também reafirma o compromisso institucional com a produção e difusão do conhecimento, fomento à iniciação científica, qualificação acadêmica, atuação na sociedade e contribuição ao processo de formação profissional cidadã”, comenta.
O evento
A temática escolhida para esse ano, segundo Alexsandro, partiu de duas ideias centrais. A primeira, visa fortalecer a integração entre professores e estudantes participantes dos 41 grupos de pesquisa presentes na Unochapecó, a fim de contribuir com a troca de saberes entre os grupos. Já a segunda, busca envolver os pesquisadores na organização do evento para oportunizar uma experiência colaborativa de construção de um evento científico.
No primeiro dia de Seminário (27/08), além das sessões de pôsteres que iniciam às 17h30, acontece a palestra de abertura com a temática 'Contribuições do ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento urbano e regional', com o professor Rógis Juarez Bernardy. No dia seguinte (28/08), a programação inicia com sessões de comunicação oral e segue com a sessão de pôsteres. O encerramento do dia terá uma mesa-redonda com a temática 'Pesquisar para inovar'. Na ocasião estarão presentes os palestrantes Thales Akimoto, Caroline Dallacorte, Franciele Pastre e Márcio Antônio Fiori, com mediação de Rodrigo Barichello.
O último dia de Seminário (29/08), contará com sessões de comunicação oral e pôsteres. A mesa-redonda de encerramento aborda a temática 'Internacionalização do ensino superior e a articulação dos grupos de pesquisa', com os palestrantes Luciane Stallivieri e Leonel Piovezana.
Na segunda-feira, as apresentações de pôster e comunicação oral iniciam às 17h30, na terça-feira às 8h e na quarta às 8h20. Nos três dias, o local das atividades será o Bloco R3 da Unochapecó. A palestra e as mesas-redondas iniciam às 19h. Para saber mais sobre o evento, basta visitar o site do Siepe.
*Estagiária, sob supervisão de Jessica De MarcoCompartilhe