Seminário traz exemplos de como inovar com resíduos sólidos
Publicado em

Pode parecer pouco, mas separar o lixo corretamente já é uma grande contribuição para o futuro do planeta. A terça-feira (07/11) foi um dia especial na Unochapecó para refletir essa e outras questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade. A Universidade sediou o 3º Seminário Regional de Resíduos Sólidos e mostrou que sim, é possível construir um futuro melhor, só depende de nós.
Palestras e debates integraram a programação do evento, que se estendeu nos períodos da tarde e noite. Durante o dia, em especial, um público diferente lotou o Salão de Atos da Instituição. Crianças e adolescentes participaram do seminário e curiosos buscaram saber mais sobre o tema. E o que mais chamou a atenção deles e dos visitantes em geral foi a feira de artesanato e de produtos criados a partir dos materiais recicláveis, uma das principais atrações do evento. O objetivo era mostrar as inovações em mercadorias sustentáveis.
O estudante Willian Garbin Schultz, de 14 anos, participou do evento e já está fazendo a sua parte nesse processo de cuidado com o meio ambiente. O adolescente integra o projeto Protetores Ambientais, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, e diz ter gostado bastante da programação do seminário. "O evento é uma forma de ver como podemos recriar algo que já foi usado, por exemplo, para assim ajudar o meio ambiente", comenta.
Destino correto
Uma forma muito diferente de aproveitar os resíduos sólidos é transformando-os em produtos como roupas, utensílios, e até mesmo rodapés ou molduras. Sim, é possível fazer os dois últimos itens citados a partir do isopor. Por meio de um processo inovador, a Santa Luzia transforma os resíduos desse material em itens altamente resistentes. A empresa catarinense, que é da cidade de Braço do Norte, revolucionou a sua produção em 2002 ao desenvolver um processo que substitui 98% de sua matéria-prima, até então constituída basicamente por madeira, pelo isopor.
A empresa mostrou o seu trabalho na feira e a forma como faz a reciclagem do isopor. "O grande problema do isopor é que ele tem volume e não tem peso, por isso a Santa Luzia desenvolveu uma máquina que retira o ar do isopor para transformar em produtos. Hoje nós reciclamos cerca de 500 toneladas por mês", explica Antonio Farias, supervisor de compras de matéria-prima da empresa.
Segundo ele, o objetivo ao participar do Seminário Regional de Resíduos Sólidos é divulgar como é possível reciclar esse material. "Nós ainda chegamos em diversos lugares onde as pessoas não sabem que o isopor pode ser reciclado. Jogar esse material no lixo vai ocupar um espaço muito grande nos aterros", complementa.
Moda Sustentável
No momento em que tanto se fala sobre empreender e inovar, a egressa do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó, Marina Petzen, nos prova que é possível fazer isso sem deixar de lado aquilo que ama e acredita. Sempre acompanhando temas que envolvem a destinação correta de resíduos sólidos, ela resolveu criar uma loja para vender somente roupas e acessórios sustentáveis. A jovem empreendedora também expôs seus produtos na feira e apresentou sua loja, a Estilo Verde.
"Todos os itens comercializados são de cunho sustentável, ou reciclado de garrafa pet e algodão, ou de produtos orgânicos, que são produzidos sem o uso de agrotóxicos. Toda a nossa loja também foi pensada de uma forma sustentável, o espaço, os móveis", explica. Marina acrescenta que, por conta da sua formação, a educação ambiental sempre fez parte da sua vida, por isso a ideia de criar uma empresa nesse segmento. "Eu continuo ministrando palestras, motivando as pessoas a separar o lixo, mas agora aliando isso ao comércio desses produtos, que vai ao encontro da minha ideologia, que é o consumo consciente".
Fórum de Resíduos Sólidos
O 3º Seminário Regional de Resíduos Sólidos foi promovido pelo Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó, constituído em novembro de 2011. Nesta edição, com o tema 'Sustentabilidade e Inovação', diversas palestras fizeram parte da programação.
Conforme Graciela Novakowski, que é técnica de extensão da Unochapecó e uma das organizadoras do evento, o Fórum vem trabalhando ativamente em 2017 com a questão da separação dos resíduos sólidos, algo também muito debatido no seminário. Ela acrescenta que para a Universidade é gratificante sediar o evento, já que vem ao encontro da sua missão, que é levar em consideração a sustentabilidade. "As pessoas que passaram por aqui viram possibilidades de desenvolver a reciclagem. Isso não somente na teoria, acompanhando as palestras, mas visualizando na prática o destino correto do lixo", finaliza.
Os integrantes do Fórum são: Unochapecó, ACIC Chapecó, Amarluz, Arsol, Asmavi, Azeplast, Casan, Fcter, Fibratec, Fundação Aury Luiz Bodanese, Iberê, Instituto Goio-en, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Chapecó, Associação de Catadores São Francisco, Servioeste, Sindiplasc, Sociedade Amigos de Chapecó, TOS, Unimed Chapecó, Unoesc, Unopar, Verde Vida, OAB de Chapecó e UFFS.
*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - UnochapecóCompartilhe