Solidariedade marca início das atividades do curso de Jornalismo em 2022
Publicado em

Texto Anna Luisa Schuck e Jaqueline Biavatti*
Um novo ano se inicia e com ele novos começos para o curso de Jornalismo da Unochapecó. Na segunda-feira (14), após dois anos remotamente, ocorreu a retomada das aulas presenciais. Esse reencontro contou com a presença de professores, egressos, veteranos e calouros.
A noite começou com a recepção e integração dos novos alunos. A coordenadora do curso, Angélica Lüersen, realizou uma fala inicial de boas-vindas, a apresentação dos professores que fazem parte do Jornalismo e também da Agência de Comunicação Integrada (Acin). Durante a recepção, a fim de integrar todos os períodos do curso, foi dada a largada da gincana 'Jornalismo Solidário'. Os estudantes foram divididos em cinco equipes, através de botons em diferentes cores, que representam diversas habilidades do Jornalismo.
Ainda na segunda-feira, ocorreu duas dinâmicas iniciais, a primeira consistiu na realização de um boletim por cada equipe, com a participação de egressos do curso. A segunda atividade foi a criação de um reels com o jingle: "O mundo mudou. O Jornalismo da Uno mudou. Conteúdos multimídia, criatividade, inovação e compromisso social. Vem pra cima. Vem pra Uno. Jornalismo é na Uno". Os vídeos foram publicados no Instagram do curso de Jornalismo.
Jornalismo solidário
O professor e um dos organizadores da gincana, Dirceu Luiz Hermes, comenta que a atividade foi pensada para empolgar os estudantes e também ajudar nesse processo de formação.
"Pensamos na gincana solidária, organizamos ela, e escolhemos uma instituição para ser beneficiada com a coleta de alimentos. Uma atividade que tem solidariedade e também tem o lado lúdico que envolve essa brincadeira criativa e desafios, para retomar um pouco", destaca.
A arrecadação de alimentos e materiais de limpeza e higiene foi realizada de 15 a 17 de fevereiro. A tarefa se deu a partir de uma breve apresentação da instituição pela voluntária Roseli Malacarne Santander, do Grupo Afeto, um Grupo de Apoio às pessoas atingidas pela Covid-19, criado em 2020 como uma extensão do Grupo de Apoio às pessoas com HIV-Aids (Gapa). O grupo tem como objetivo principal ajudar as pessoas afetadas pela Covid-19, dando o apoio necessário para amenizar as sequelas das dificuldades econômicas, sociais e emocionais das pessoas.
Hoje o Afeto atende em torno de 30 famílias em situação de vulnerabilidade social com o repasse de alimentos e itens de higiene pessoal. Algumas dessas famílias são beneficiadas com roupas, móveis e eletrodomésticos que são arrecadados para atender especificamente cada demanda. O Afeto-Gapa também realiza atendimentos de saúde mental com uma rede de psicólogos e psicoterapeutas voluntários.
Com esse objetivo os estudantes arrecadaram alimentos e produtos de higiene e limpeza para serem destinados ao Grupo Afeto, em forma de solidariedade. A voluntária Roseli, destaca que, a contribuição dos alunos irá contribuir para montar as cestas e ajudar as famílias que foram atingidas de alguma forma pela Covid-19. "As doações são de fundamental importância para que possamos continuar tendo condições de oferecer alimentos e outras doações", salienta.
Para contribuir com alimentos, produtos de higiene e limpeza ou dinheiro, doações podem ser feitas através do pix afetogapa@gmail.com, depósito ou transferência pelo Banco 748 - SICREDI, Agência: 258, Conta: 86171-5, CNPJ: 80.624.042/0001-32. Quem preferir ainda pode fazer parte do voluntariado. Para mais informações acesse as contas do Facebook e Instagram, ou pelo telefone/Whatsapp, (49) 988466456.
Novo ano, novo curso
O início do ano letivo traz novas responsabilidades e desafios. Além disso, foram apresentados uma matriz inovadora e novos estudantes. A coordenadora do curso relata que foi realizado um estudo no mercado e no cenário atual para desenvolver a matriz.
"Então temos uma excelente expectativa em relação a essa proposta curricular, e de fato ela vem muito ao encontro desse novo momento do jornalismo. Certamente será um ano incrível, pois já está sendo um ano de renovações, muitos fatores vieram para somar e um deles é a entrada dos calouros e o retorno presencial", destaca.
Caroline Sacardo, estudante do 5° período, conta que o retorno ao presencial, após dois anos, traz um sentimento de recomeço. "Fomos pegos de surpresa no início do curso, com a pandemia. Agora voltamos no quinto período com a sensação que ainda é nosso primeiro", relata.
Uma das caras novas neste ano é o estudante do 1° período, Vitor Bianchin, que vem com boas expectativas. "É um novo ciclo que se inicia em minha vida, estou muito animado em fazer esse curso que parece ser maravilhoso", destaca.
O encerramento da integração e da gincana ocorreu nesta quinta-feira (17), com o apadrinhamento dos novos alunos, show de calouros e premiação para a equipe campeã da dinâmica, Jornavante. Foram arrecadados ao longo da semana 77 kg de alimentos, além de produtos de higiene e limpeza.
*Estagiárias da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Compartilhe