Trabalhos acadêmicos já podem ser inscritos para a seleção interna
Publicado em

O Congresso Regional Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom Sul 2024, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, já tem data marcada: de 13 a 15 de junho de 2024, em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul.
Dentro do evento, ocorre a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) Sul, uma tradicional premiação dos trabalhos produzidos pelos estudantes de comunicação. A primeira etapa de inscrição é a seleção local, que ocorre em cada Instituição de Ensino Superior (IES), onde projetos são escolhidos e enviados ao evento. Na Unochapecó, as inscrições para essa etapa já estão abertas e os alunos da área da comunicação (Cinema e Mídias Digitais, Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e recém-graduados nesses cursos podem submeter seus trabalhos.
A inscrição para a seleção interna é através do formulário, e segue aberta até dia 15 de abril. O resultado será divulgado no dia 24 de abril. Uma comissão formada por professores é responsável por selecionar os trabalhos que representarão a Unochapecó na premiação, bem como apontar possíveis ajustes que precisam ser feitos para a submissão final do relatório, no site do Intercom.
A preparação para a Expocom Sul 2024 começou ainda no ano passado, já que só podem concorrer trabalhos do ano anterior. Ela envolve projetos acadêmicos, supervisionados e orientados por um professor, realizados pelos alunos durante a graduação e podem ser inscritos nas categorias de: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet.
O professor da Unochapecó e coordenador da seleção interna, Marlon Santa Maria Dias, frisa a expectativa deste ano."Em 2023, tivemos 20 trabalhos, então a expectativa é que, pelo menos, tenhamos 20 inscritos. Claro que o esforço é fazer com que o máximo possível de estudantes se inscrevam para participar. Como o evento neste ano ocorre em uma cidade mais próxima, Frederico Westphalen, a ideia é que possamos mobilizar o máximo possível de estudantes", cita.
Além disso, o professor salienta que participar da competição é uma forma de dar visibilidade ao trabalho e poder dialogar sobre a sua área de formação com profissionais e pesquisadores de diferentes universidades da região Sul. "Também tem a possibilidade de aumentar a rede de contatos. Os estudantes sempre voltam do congresso com várias ideias a partir desse contato. Se o trabalho for vencedor, o estudante vai concorrer na etapa nacional, com trabalhos de todo o Brasil. Ademais, esse tipo de premiação é sempre valorizado no currículo profissional", finaliza.
* texto: João Pedro Zatta Grolli, estagiário da ACIN-Jornalismo, sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.
Compartilhe