Empresária compartilha vivências e inspira alunos na quarta etapa da ABEx em SLO
Publicado em

Com carga horária de 80 horas, o projeto trabalha competências como liderança, motivação, retenção de talentos e gestão de pessoas
São Lourenço do Oeste, sexta-feira (7) - A quarta etapa da Aprendizagem Baseada em Experiência (ABEx) dos cursos de administração e ciências contábeis da Uno São Lourenço do Oeste foi realizada na segunda-feira (3) e contou com a presença da empresária Adriana Silveira Guth, administradora da Silveira Segurança Privada. A atividade integra a disciplina de gestão de pessoas, conduzida pelo professor Anacleto Kronbauer Junior, e tem como foco o contato direto entre acadêmicos e lideranças empresariais, aproximando o ambiente universitário da realidade do mercado.
Durante o encontro, os estudantes entrevistaram a convidada com base em um roteiro que abordou temas como recrutamento, inovação, desafios de gestão e práticas de liderança. A proposta da ABEx é permitir que os alunos compreendam, a partir de experiências reais, como a teoria se aplica no dia a dia das organizações.
Adriana recordou suas vivências como estudante e destacou o valor do projeto. A empresária lembra que é formada em administração pela Uno e viveu isso enquanto acadêmica. Para ela, ações como essa marcam a formação e reforçam a importância da integração entre universidade e comunidade. No tempo em que esteve com os acadêmicos, a empresária compartilhou exemplos práticos da rotina da Silveira Segurança Privada, relatando os desafios enfrentados por uma empresa familiar que atua em um setor regido pela Polícia Federal e que exige alta responsabilidade operacional. Embora o foco fosse a gestão de pessoas, a conversa também percorreu temas como inovação, tomada de decisão e estratégias de crescimento. “Os exemplos que eu levei, que para mim são comuns do dia a dia, para eles são excelentes para entender a rotina de um empresário. Saí muito satisfeita, porque também recebi muitas informações deles”, afirma Adriana.
Para o acadêmico de administração Artur Antonio Ecker, a vivência traz aprendizados valiosos. “Todo o processo da ABEx ajuda a compreendermos na prática como cada empresário realiza a gestão de suas empresas, tanto na teoria quanto na prática. Ter esse contato direto facilita muito a compreensão do empreendedorismo em nosso município e ajuda no entendimento de como o mercado de trabalho funciona em diferentes áreas”, compartilha.
Para o professor, o envolvimento do empresariado local é essencial para consolidar o aprendizado. Ele reforça que cada grupo de alunos ficou responsável por convidar um empresário. A intenção foi trazer negócios distintos, da indústria, do varejo e da prestação de serviços. Segundo ele, o projeto segue agora para a fase final, com uma visita técnica a uma empresa-modelo e a entrega de relatórios de consultoria elaborados pelos estudantes. “Esses relatórios vão propor melhorias às empresas que participaram, unindo o olhar acadêmico à prática empresarial. É o fechamento de um ciclo em que teoria e vivência se complementam”, explica.
Com carga horária de 80 horas, o projeto trabalha competências como liderança, motivação, retenção de talentos e gestão de pessoas. Parte das atividades é voltada à extensão universitária, reforçando o compromisso institucional da Uno São Lourenço do Oeste com o desenvolvimento regional.
A etapa final da ABEx está prevista para ocorrer em dezembro, quando os alunos retornarão às empresas parceiras para apresentar as propostas de aprimoramento resultantes das análises e trocas realizadas ao longo do semestre.
===
Texto e fotos: Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste
Assessoria de Imprensa Uno São Lourenço do Oeste
Compartilhe