Unochapecó participa do III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação
Publicado em

Texto Ana Vertuoso*
Pesquisar e construir conhecimento são ações que exigem colaboração entre diversos agentes, como pesquisadores, orientadores, cursos e até diferentes universidades. Exemplo disso, é o III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (Senpe), que iniciou ontem (30/11) e segue até amanhã (02/12). Com o tema ‘Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário’, o evento tem o objetivo de promover debates sobre o assunto, além de estreitar a relação entre os envolvidos.
O evento online é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó e outras cinco universidades: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) das cidades de Cascavel e Francisco Beltrão.
Nesta edição, mesmo sendo virtual, a Senpe é sediada formalmente na UFPel e ocorrerá em duas etapas. Na segunda-feira aconteceu uma conferência de abertura e em seguida, nos dois primeiros dias, acontecem mesas temáticas e apresentação de trabalhos. “O evento é uma oportunidade para o compartilhamento do conhecimento elaborado no campo da educação e aproximação com a educação básica”, explica a professora do mestrado em Educação da Uno, professora Tania Mara Zancanaro Pieczkowski.
Para organizar as atividades, o evento foi dividido em seis eixos. No primeiro, ‘Processo de Pesquisa em Educação’, serão estudados os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa, além de técnicas, abordagens e procedimentos na pesquisa educacional. Já o segundo, ‘Educação, Cultura e Linguagem’, irá abordar as relações entre escolarização e linguagens, cultura e educação. O terceiro, ‘Trabalho Docente e Formação de Professores’, será coordenado pelo professor da Uno, Odilon Luiz Poli, e terá estudos relacionados às condições do trabalho docentes e à formação inicial e continuada de professores.
No quarto eixo, ‘Processos e Práticas Educativas na Educação Básica’, serão apresentados estudos que contemplem os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas, além dos espaços e tempos no processo educativo. O quinto, intitulado ‘Sociedade, Conhecimento e Educação’, traz pesquisas de caráter históricos, filosóficos e sociológicos que englobam os processos pedagógicos formais e não-formais. Por fim, o eixo ‘Políticas Educacionais Políticas Curriculares’ será sobre as políticas educacionais e curriculares ligadas às experiências educativas formais e não-formais.
*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz
Compartilhe