Unochapecó sedia fórum internacional sobre gestão e trabalho na área da saúde
Publicado em

Nesta semana, entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, a Unochapecó foi anfitriã do II Fórum de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde e Enfermagem (FIGEPS). O evento, que foi realizado em formato híbrido, se deu por meio da parceria entre o Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (MPEAPS/Udesc) e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Saúde (PPGCS) da Unochapecó, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
O Fórum tem como objetivo o compartilhamento de experiências exitosas, nacionais e internacionais, alinhadas ao desenvolvimento da gestão do trabalho e da educação permanente em saúde, que fomentem cenários promotores de saúde em diferentes espaços laborais, abordando a cooperação, o empreendedorismo e as inovações em saúde. O FIGEPS é considerado uma importante estratégia das instituições para a difusão científica, no cenário nacional e internacional, na perspectiva de melhoria da prática investigativa, da formação e do trabalho em saúde e enfermagem.
Neste ano, o evento teve como foco as temáticas relacionadas ao empreendedorismo e experiências inovadoras para área, buscando contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especificamente 3, 8 e 11. Durante os dois dias de FIGEPS, os participantes estiveram em contato com palestrantes internacionais e nacionais em painéis presenciais com transmissão ao vivo no Youtube, além de comunicações orais, banners virtuais e lançamento de livros. O formato híbrido também possibilitou a participação de pessoas de outras regiões do Brasil e de outros países, como Canadá, Espanha e Portugal. A expectativa é de que a terceira edição, a ser realizada em 2025, seja ainda mais impactante.
De acordo com a coordenadora do evento e docente do PPGCS da Unochapecó, professora Leticia de Lima Trindade, a realização do II FIGEPS oportunizou a concretização de parcerias muito significativas para a área. Além das trocas de experiências entre os estudantes e profissionais, o evento contribuiu com três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), movimento do qual a Unochapecó é signatária.
“O evento trouxe experiências científicas que deram luz às temáticas do empreendedorismo e da inovação, o que oferece um grande contributo para os ODS, pois contribuiu para a qualidade da área da saúde, da gestão e da qualidade dos profissionais que atuam na prática. Esse também é o papel do PPGCS, em uma parceria muito interessante e especial com a Udesc, e com o financiamento da Fapesc, instituição que se preocupa em fomentar a sustentabilidade e está muito voltada a provocar o pensamento inovador, que nos pemite criar iniciativas e melhorar a vida das pessoas, especialmente dos trabalhadores da área da saúde”, considera Leticia.
Compartilhe